Pai Natal chega esta quinta-feira ao Largo do Toural na abertura de «Guimarães, Cidade Natal»

Guimarães vai transformar-se a partir desta quinta-feira na Cidade Natal, com um programa que inclui o Mercado de Natal, a funcionar num espaço coberto no Largo Condessa do Juncal. Duas paradas natalícias, vários momentos de animação, ruas iluminadas e a Festa da Passagem de Ano, no Largo do Toural, com um espectáculo de videomapping na fachada da Basílica de São Pedro são alguns dos atractivos para a época mais especial do ano.

Esta quinta-feira, pelas 17h00, a parada natalícia vai sair da Alameda Alfredo Pimenta, percorrendo a Rua Gil Vicente, Rua de Santo António, Rua da Rainha, Largo da Oliveira, Rua Alfredo Guimarães e Alameda de São Dâmaso, sendo esperada a chegada ao Largo do Toural às 17h30, altura em que abrirá a Casa do Pai Natal e serão ligadas as iluminações natalícias.

A dinamização da Cidade envolve um investimento total de cerca de 300 mil euros, com o objectivo assumido de "trazer as pessoas às ruas da Cidade para vivenciarem a magia do Natal". "É um programa dirigido às famílias e, em especial, às crianças", observou o Vereador da Cultura, acrescentando que o objectivo “é permitir às pessoas usufruírem do espaço público, em segurança e conforto, atraídas ainda pela programação que será uma constante no âmbito do espírito natalício, proporcionando assim uma maior dinamização do comércio local”.

Na conferência de imprensa de apresentação da iniciativa, Paulo Lopes Silva fez questão de vincar a vontade de "dinamizar todas as vertentes da Cidade, com animação apelativa para quem aqui reside e trabalha, mas também para quem nos visita". "A Cidade faz-se de diferentes sensibilidades, de diferentes propostas e investimentos. Nesta época, queremos que todas as pessoas do Concelho venham à «sala de visitas» e a todo o miolo central da Cidade", afirmou, manifestando o desejo de que Guimarães também "se torne mais atractiva do ponto de vista turístico".

"Há um investimento na componente do Mercado de Natal, nos elementos decorativos das ruas, nos Concertos de Natal, no concerto de Ano Novo e na Passagem de Ano", salientou o Vereador da Cultura, indicando que "este será o ano com mais ruas iluminadas". "É um investimento importante para gerar a magia do Natal, com dinamização da Cidade e a atractividade nesta época em que as pessoas visitam propositadamente as cidades", continuou, destacando a parceria estabelecida com a Associação Sol no Miral/Teatro da Coelima e a Associação Vimaranense de Hotelaria.

Durante os dias de maior animação de rua, o trânsito será condicionado em algumas artérias da Cidade, numa "experiência" que será avaliada.

A animação de rua e toda a ambientação da Cidade estarão a cargo da Associação Sol no Miral - Teatro Coelima. Rui Fernandes revelou que será uma oportunidade de apreciar "o talento existente em Guimarães, num ambiente onde não faltarão as diversões", estando envolvidos no projecto cerca de meia centena de figurantes e actores que vão protagonizar os diferentes momentos do programa de animação de Natal.

Marcações: mercado de natal, Natal em Guimarães

Imprimir Email