Festivais Gil Vicente reflectem a visão estratégica para a cultura em Guimarães

A 35ª edição dos Festivais Gil Vicente vai decorrer de 1 a 10 de Junho. O evento, organizado uma vez mais em parceria pel'A Oficina e o CAR, foi apresentado esta quarta-feira.
No encontro com a comunicação social, o Vereador da Cultura e Presidente d'A Oficina, Paulo Lopes Silva falou de um festival que revela, na sua parceria organizativa, a visão estratégica do Município para a cultura e com as instituições vimaranenses.


"É uma parceria bem demonstrativa da colaboração permanente que A Oficina e o Município têm com as instituições do território que está bem expressa nesta parceria com o CAR desde o início destes Festivais", destacou lembrando exemplos como o Guimarães Jazz com a Associação Convívio e na programação do Cine Clube, entre outros. Ainda segundo Paulo Lopes Silva esta é também uma estratégia demonstrativa de que A Oficina "não trabalha para si mesma mas trabalha para as instituições e para o território".

Paulo Lopes Silva deixou ainda um reparo à política de financiamento do poder central, levando em linha de conta a contínua aposta d'A Oficina no apoio à criação.
"O facto de termos três peças no programa dos Festivais compostas por duas bolsas com as quais A Oficina premeia proporcionando aos criadores a possibilidade de concretizarem os seus projectos e depois os poderem apresentar neste festival. E isto, que é política d'A Oficina é algo que deve fazer pensar o Ministério da Cultura porque o financiamento d'A Oficina não pode ser olhado apenas como financiamento de programação mas também como apoio à criação que se multiplica no território e tem um efeito nos próprios criadores", afirmou.

O cartaz do festival contempla a apresentação de seis peças: «Cosmos», «As três irmãs», All You Can Eat», «Solo» e «Noite de verão», sendo que estas duas últimas são estreias absolutas. Acrescem as habituais actividades paralelas, com destaque para as conversas pós concertos.
A entrada nas actividades paralelas são gratuitas. Já para assistir aos espectáculos há uma política de descontos que tem por objectivo divulgar o teatro junto de toda a comunidade.


Marcações: Festivais Gil Vicente

Imprimir Email