Sociedade Martins Sarmento expõe exemplar da primeira edição de 1572 de Os Lusíadas



No âmbito da celebração do 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades – a Sociedade Martins Sarmento terá em exposição o exemplar da primeira edição de 1572 de Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, existente na Biblioteca da Instituição.

Em 1572, Luís Vaz de Camões levou à estampa, com o apoio do Rei D. Sebastião e com o parecer favorável do Censor do Santo Ofício, o texto épico – Os Lusíadas, composto em dez cantos e impresso, por duas vezes no referido ano, tendo subsequentes impressões ao longo dos tempos, quer na língua original quer traduzido em outras línguas.
A Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento possui várias edições desta obra, algumas delas de considerável valor bibliográfico e patrimonial, de onde se destaca um dos poucos exemplares identificados da primeira impressão da edição de 1572. Segundo os especialistas, o exemplar da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento é designado de Princeps por apresentar características textuais e gráficas, estas últimas no frontispício, diferentes daquelas que se identificam nos livros da segunda impressão do mesmo ano.

O raro exemplar estará em exposição na Sala de Leitura da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento, no Dia 10 Junho, das 14h30 às 17h30, e a entrada é livre.


Marcações: Sociedade Martins Sarmento, Os Lusíadas

Imprimir Email