VÍDEO: GUALTERIANAS 2023: Irrepetível e surpreendente a Marcha fechou as Festas da Cidade

Milhares de pessoas assistiram esta noite à Marcha Gualteriana, número que encerrou mais uma edição das Festas da Cidade, com os obreiros a conquistarem o merecido aplauso do público.

Após meses de trabalho a dar forma às ideias, criando diversos números vivos e inevitavelmente os carros alegóricos, surgiu a recompensa no rosto, na alegria e na expressão do olhar daqueles que instalados nos passeios ao longo das ruas da cidade vibraram com número maior e que é a alma das Festas Gualterianas.

A noite foi preenchida com momentos de animação e de exaltação, numa conjugação da arte dos obreiros, com o teatro a música e o sentimento de pertença, dimensão tão forte em Guimarães.

O carro da Cidade abriu o cortejo, sendo dedicado "à Igreja de São Francisco e à Fonte Santa, em Urgezes".

O 25º aniversário do Centro Social de Brito também foi assinalado no desfile com um carro que presta homenagem à instituição que tem diversas valências sociais, e que cresceu acompanhando as diferentes necessidades da comunidade.

O imaginário infantil teve expressão com a alusão a uma estória de encantar, com o carro "A Princesa e o Sapo", com o deslumbramento de cada detalhe e o sorriso das crianças.

A civilização do "Antigo Egipto" também inspirou os obreiros da Marcha, com a criação de um carro com motivos que fazem a alusão ao seu contributo para a evolução da humanidade.

Os números vivos trouxeram momentos satíricos, com reparos aos acontecimentos políticos e sociais da actualidade. Um aeroporto no Largo do Toural para solucionar o impasse e a permanência do Papa Francisco, com a sua aparição na Marcha Gualteriana foram alguns dos apontamentos que não passaram despercebidos do público.

Os 500 anos da "Farsa de Inês Pereira" de Gil Vicente e os 100 anos da publicação de "Teatro" de Raul Brandão, dois autores intrinsecamente ligados a Guimarães foram evocados num outro carro, em que também faz alusão a Joaquim Santos Simões, numa altura em que decorrem as comemorações dos 100 anos do seu nascimento.

O carro "Anos 90" fez um incursão pela década marcante do século XX, com uma viagem pela música, cinema e tecnologia.

"Os Escoteiros" foi outro carro de homenagem, desta vez à Associação dos Escoteiros de Portugal que celebra este ano 50 anos de actividade.

Quase a fechar a edição da Marcha, o carro "The Harry Potter" mereceu o aplauso do público, num ano em que a realização em Lisboa da Jornada Mundial da Juventude deu o remate final no trabalho dos obreiros que, proporcionaram mais um espectáculo irrepetível e surpreendente.

Marcações: Marcha Gualteriana, Gualterianas 2023

Imprimir Email