Transformação industrial de Bilbao e desafios do século XXI em debate na Sociedade Martins Sarmento

A Sociedade Martins Sarmento promove esta quarta-feira, pelas 18h00, um debate sobre «A transformação da cidade industrial: Bilbao perante os desafios do século XXI».

Trata-se de uma iniciativa que contará com a presença dos professores da Universidade do País Basco (UPV/EHU), Manuel González Portilla e Josu Hernando Perez.

A partir do último terço do século XIX, Bilbao e a sua área metropolitana sofreram um intenso processo de industrialização. Durante o século XX, esta região tornou-se o principal centro industrial do país.

A exploração mineira, a siderurgia, a navegação, etc., foram algumas das principais actividades económicas que transformaram a zona envolvente num protótipo de paisagem industrial. No entanto, desde o final do século XX, face a diferentes problemas económicos, a cidade de Bilbao sofreu um importante processo de transformação. Actualmente, o sector terciário e o turismo são atividades fundamentais numa cidade mais ecológica e aberta ao futuro. O passeio ao longo da ria de Bilbau é o melhor exemplo desta grande transformação.

Marcações: Sociedade Martins Sarmento, Bilbao

Imprimir Email