Novo ano lectivo com nova escola EB 2, 3

Oficialmente começa esta segunda-feira o novo ano lectivo. No entanto e como as actividades lectivas podem começar até sexta-feira, na prática, as aulas só vão iniciar-se sexta-feira, num dia que servirá apenas para as recepções aos alunos. Em Guimarães, o novo ano lectivo fica marcado pela entrada em funcionamento, ainda que parcial, da Escola EB 2, 3 de Abação. O novo estabelecimento de ensino arranca com 11 turmas assim distribuídas: quatro do 5º ano, duas do 6º e cinco do 7º. No total, a Escola EB 2, 3 de Abação inicia funções com 255 alunos. O projecto está concluído em cerca de 40 por cento, mas o que mais preocupa o presidente da Comissão Instaladora, Pedro Coelho, é a falta de pavilhão gimnodesportivo.
Mas a nova escola não põe fim à sobrelotação escolar no Concelho, como garante Álvaro Nunes, assessor do Conselho Executivo da Escola EB 2, 3 de Urgezes.
Outro facto que marca o novo ano lectivo é o encerramento de quatro escolas EB1. Fecham as escolas do Calvário, em Serzedelo, Paraíso, em Selho S. Jorge, Casquinho, em Silvares e Gominhães. Neste último caso, o encerramento deste estabelecimento de ensino, significa o fim do ensino básico na freguesia. O Presidente da Junta, Manuel Fernandes, fala de uma fatalidade imposta pela desertificação.

Marcações: Educação

Imprimir Email