Julgamento de Pimenta Machado

Prosseguiu esta sexta-feira o julgamento dos antigos presidentes do Vitória e Benfica, Pimenta Machado e Vale e Azevedo. Os dois antigos dirigentes desportivos são acusados dos crimes de peculato e falsificação. Na sessão, o Colectivo de Juizes voltou a ouvir Domingos Miranda. O sócio do Vitória que denunciou à polícia judiciária a existência do saco azul na gestão de Pimenta Machado, foi confrontado com documentos da conta corrente de Pimenta Machado com o Vitória. A testemunha falou de documentos reveladores de uma relação sem transparência do então Presidente da Direcção com o Clube, sendo que se tratava de uma conta corrente que registava entregas de dinheiro do Vitória por conta de créditos não especificados. Ora, não havendo qualquer suporte documental na contabilidade sobre estas transferências, Domingos Miranda falou de uma conta corrente promíscua por tratar de pagamentos de natureza particular, nomeadamente água, livros, segurança social da empregada doméstica, flores, cotas do CAR e uma viagem a Estugarda.
O depoimento de Domingos Miranda suscitou um requerimento da defesa de Pimenta Machado, questionando a qualidade do testemunho: se na qualidade de sócio do Vitória ou de técnico financeiro. Na mesma ocasião, José Barreiros apresentou cópia da ficha de inscrição de Domingos Miranda como sócio do Vitória que contrariava a informação dada pela testemunha. Era sócio do Vitória desde 1997 e não desde 1995. Domingos Miranda confirmou e desvalorizou. O requerimento de José Barreiros foi feito a meio do depoimento de Domingos Miranda. A testemunha diz que não se sentiu perturbado com a atitude da defesa.
O julgamento prossegue no dia 20 e é já certo que Pimenta machado vai quebrar o silêncio. O deu depoimento pode já começar no dia 21.

Marcações: Judicial

Imprimir Email