Horta pedagógica em Creixomil

Uma horta pedagógica vai surgir na veiga de Creixomil, em terrenos localizados na confluência da Variante com a Circular Urbana de Guimarães. O projecto não pretende apenas ser um centro de interpretação das espécies vegetais que muitas pessoas ingerem, desconhecendo a sua proveniência. Trata-se de um projecto que pretende ser uma solução para aquelas pessoas que desejam produzir ou simplesmente ver crescer algumas hortaliças e flores e não têm espaço no apartamento para o fazer. A horta pedagógica “será um espaço onde serão cultivados os principais produtos hortícolas da região, as flores e plantas aromáticas, criando um mosaico de cores e tons que irá proporcionar uma grande beleza paisagística àquela entrada da Cidade”, indicou o Vereador do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente.
De acordo com Armindo Costa e Silva, a principal finalidade da criação deste espaço é a de estimular a participação cívica “e de aprendizagem da prática de agricultura biológica”. Por esse motivo, o terreno será sujeito a pequenas obras, com a definição de caminhos em saibro compactado, criação de levadas para permitir a irrigação dos diferentes talhões e construção de um pequeno edifício de apoio à actividade desenvolvida. “Será um local de armazenagem para o serviço de jardins da Câmara e também para as crianças, adultos e idosos que entenderem colaborar neste projecto”, observou o responsável.
Com a horta pedagógica de Creixomil, a Autarquia vimaranense tenciona colmatar uma lacuna existente no Município, facultando a possibilidade de particulares ou instituições aderirem ao projecto, zelando pelo cultivo num espaço previamente delimitado.

Marcações: Ambiente

Imprimir Email