Vitória sob a alçada do Comité de Disciplina da UEFA

O Vitória poderá ser punido pelo Comité de Disciplina da UEFA em virtude de alegados incidentes com a equipa de arbitragem que dirigiu o jogo em Basileia, da segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O Comité de Disciplina já abriu um inquérito ao clube para apurar todos os factos, desde logo o que aconteceu após o final do jogo, mas também o encontro entre a comitiva vitoriana e o trio de arbitragem no aeroporto, no dia seguinte à partida. Tudo começou com os protestos após a invalidação do golo de Roberto, a três minutos do final do jogo, que permitiria ao Vitória o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.
De acordo com a acusação do Comité de Disciplina da UEFA, o Vitória é acusado de conduta incorrecta dos seus jogadores no decorrer do encontro, já que o árbitro holandês teve de mostrar cinco cartões amarelos. Aquele organismo considera ainda que a comitiva vitoriana infringiu as normas após o apito final, concretamente na forma como abordou o árbitro auxiliar que anulou o golo de Roberto. A UEFA também vai investigar a forma como os dirigentes e jogadores do Vitória abordaram o trio de arbitragem no aeroporto, no dia seguinte ao jogo, alegando que os árbitros terão sido pressionados.
Estes são os três motivos que originaram a abertura do inquérito disciplinar. Tudo indica que a decisão do Comité de Disciplina terá lugar no dia 25, após a reunião daquele organismo. O Vitória pode apenas ser multado, mas também corre o risco de ser suspenso das provas europeias, isto se a UEFA entender que o que se passou foi muito grave.
O Basileia também é alvo do Comité de Disciplina, que alega que o clube suíço falhou na organização do jogo, mas também pelo lançamento de objectos para o relvado por parte dos seus adeptos.

Marcações: Desporto

Imprimir Email