Maioria socialista aprovou adesão à Resinorte

A maioria socialista aprovou a adesão de Guimarães ao sistema multi-municipal de resíduos sólidos urbanos do Norte Central. O PSD e a CDU votaram contra a proposta que motivou a realização de uma sessão extraordinária do executivo municipal realizada esta terça-feira. O Vereador social-democrata, Vitor Ferreira, manifestou concordância, do ponto de vista técnico, com o estudo de viabilidade económica apresentado. No entanto, o voto contra foi justificado com a distribuição do capital social da RESINORTE, em que uma empresa pública detém 51 por cento das acções.
A Câmara de Guimarães justificou a adesão ao sistema com a qualidade e a economia. Por cada tonelada de resíduos, a Autarquia vai pagar pagar 32 euros, enquanto actualmente paga 52 euros por tonelada. Este valor será reduzido nos próximos anos.
A Vereadora da CDU também votou contra a proposta. Ana Amélia Guimarães frisou que o estudo de viabilidade económica está sustentado em muitas hipóteses que, no futuro, poderão não ser concretizadas.)
De acordo com o estudo de viabilidade económica, a Resinorte deverá investir 180 milhões de euros, no âmbito do sistema multi-municipal de resíduos sólidos urbanos do Norte Central.
O Vereador do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente destaca dois grandes investimentos, um deles a unidade de valorização energética.

Marcações: Ambiente

Imprimir Email