Liga Mundial em Guimarães este fim-de-semana

As selecções nacionais de Portugal e da Polónia disputam este fim-de-semana a primeira jornada da Liga Mundial de Voleibol, no Pavilhão Multiusos. A equipa das quinas e a dos polacos, juntamente com as selecções do Brasil e da Argentina, integram a denominada ‘Pool A da World League’, sendo que os jogos serão disputados nos dois dias do fim-de-semana, pelas 18 horas. Depois da Final-Four, em hóquei em patins, agora é a vez do Multiusos acolher o genuíno voleibol. O Vitória, com seis elementos convocados, é um dos clubes que mais jogadores dispensa à Selecção Nacional. Adriano Paço, Carlos Teixeira, Ricardo Lima e Eurico Peixoto, que transitam da época anterior, e Nuno Pinheiro e Marco Aurélio, cujos contratos darão entrada para a próxima temporada, irão poder actuar ao mais alto nível.

De resto, o cubano Juan Diaz tem integrado os vitorianos nos ensaios que antecedem este importante compromisso. No Torneio Internacional de S. João da Madeira, Portugal classificou-se no terceiro lugar numa prova onde participaram a Selecção espanhola e a cubana, primeira e segunda classificadas, respectivamente. Nos últimos dias, o grupo escolhido por Juan Diaz tem treinado em Vila do Conde, esquematizando os jogos da Liga Mundial com a Polónia, Brasil e Argentina, com quem disputará um lugar nos quartos-de-final.

Nesse sentido, o Pavilhão Multiusos, desde que foi inaugurado em Novembro do ano passado, tem sido palco de eventos desportivos de elevada craveira. Além da Final-Four da Liga dos Campeões Europeus, em hóquei em patins, e do Torneio Internacional RTP de Andebol, aquele majestoso equipamento prepara-se para albergar jogos do Campeonato do Mundo de Andebol no início do próximo ano, numa organização atribuída à federação portuguesa.

À margem destas competições, o Multiusos de Guimarães tem sido palco de jogos da 1ª Divisão, em basquetebol - campeonato onde alinha o BCG -, além de já ter recebido o clássico duelo Benfica-Porto, referente à mesma modalidade.

Em voleibol, o jogo Vitória-Castêlo da Maia, relativo ao Campeonato Nacional da I Divisão, serviu de teste-piloto à Liga Mundial que se inicia no próximo fim-de-semana. Ainda nesta modalidade, o Multiusos acolheu recentemente um estágio conjunto das selecções nacionais de Portugal e da Espanha, em juniores.

Em Novembro, quando este equipamento celebrar um ano de vida, irá realizar-se o Congresso Nacional de Ciclismo, por ocasião das Bodas de Prata da Associação de Ciclismo do Minho. Entretanto, outras iniciativas estão já programadas na agenda da administração, ainda que não sejam exclusivamente do foro desportivo.

Marcações: Desporto

Imprimir Email