Quatro indivíduos detidos pela GNR suspeitos de tráfico de droga

A GNR de Guimarães desencadeou uma operação anti-dorga que culminou na apreensão de uma quantia significativa de droga e a constituição de sete arguidos. Oito buscas domiciliárias, quatro indivíduos detidos e cerca de 1500 doses de variados estupefacientes apreendidos foi o resultado da operação de combate ao tráfico de droga, realizada esta quinta-feira, pelo Destacamento da GNR de Guimarães.
Durante a intervenção, sete indivíduos foram constituídos arguidos. A operação contou com a colaboração de dez homens do Pelotão de Intervenção Rápida de Braga da GNR e dois binómios de droga, ou seja, dois militares, acompanhados por cães treinados para a detecção de substâncias psicotrópicas.
Numa operação iniciada às 7 horas desta quinta-feira, envolvendo buscas domiciliárias a sete residências localizadas na zona das Taipas e uma habitação situada no centro da cidade de Fafe, o Destacamento da GNR de Guimarães deu continuidade ao processo de inquérito de fiscalização e combate ao tráfico de estupefacientes iniciado há cinco meses.
Os 54 militares envolvidos na missãoapreenderam 166 gramas de haxixe, equivalente a 830 doses, e 496 gramas de liamba, produto correspondente a 200 doses desta substância estupefaciente. Foram ainda apreendidas três armas, duas pistolas (uma das quais adaptada de uma arma de alarme) e uma soqueira, oito telemóveis, 2 mil 280 euros em dinheiro e um moinho apetrechado para a moagem de cannabis.
Na sequência das buscas domiciliárias realizadas, sete indivíduos – com idade entre os 22 os 27 anos - foram constituídos arguidos, tendo quatro ficado detidos em instalações do Destacamento da GNR para amanhã serem presentes ao Juiz, no Tribunal Judicial de Guimarães.
De acordo com Comandante do Destacamento Territorial de Guimarães, Capitão Gonçalo Amado, a operação teve origem num processo de inquérito que decorre no Núcleo de Investigação Criminal da GNR por suspeita da prática do crime de tráfico de droga.
O responsável acrescentou que a operação hoje desencadeada deu seguimento à intervenção realizada em meados de Janeiro, na qual foram efectuadas quatro buscas domiciliárias e apreendidos diversos produtos relacionados com tráfico de droga, nomeadamente 2,5 kg de haxixe. Nessa acção, um indivíduo foi detido e aguarda julgamento em julgamento em prisão preventiva.
Nesta quinta-feira, os militares da GNR procuraram por cobro à actuação da presumível rede de tráfico de droga. Suspeita-se que os produtos estupefacientes chegariam em grandes quantidades a um dos membros da rede que depois se encarregaria de os distribuir por intermediários que os fariam chegar aos consumidores.
Amanhã, os quatro indivíduos que foram detidos vão prestar depoimento no Tribunal de Guimarães.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email