Agostinho Lopes questiona possível encerramento da Escola de Gonça

O Deputado do PCP na Assembleia da República, Agostinho Lopes, quer perceber as razões que levam o Ministério da Educação e Ciência a proceder ao encerramento da Escola EB1 de Gonça no próximo ano lectivo e a consequente transferência de 45 alunos para o Centro Escolar de S. Torcato.
“Quero saber que justificações tem o Governo para este encerramento já que, neste caso, as razões não são nada claras dado o número de alunos que tem a Escola, a posição dos Pais e Encarregados de educação e da Autarquia, sem esquecer os problemas que levantará a questão do transporte das crianças para o Centro Escolar de S. Torcato”.
Apesar do edifício da EB1 de Gonça necessitar de “pequenos investimentos que proporcionariam perfeitas condições pedagógicas”, Agostinho Lopes continua a não entender “qual é a razoabilidade deste encerramento”.
O deputado comunista realça que “este encerramento vai contribuir para uma desertificação das zonas rurais. É uma evidência que estes processos de encerramento levam a que as populações não escolham as freguesias rurais para se fixarem”. A título de exemplo o deputado do PCP diz mesmo que “uma jovem que case com alguém fora de Gonça, se na outra freguesia houver Escola, é uma evidência que quando tiver que mudar, não vai escolher uma freguesia que não tem uma escola”.

Marcações: Educação

Imprimir Email