Centro Juvenil S. José comemora 97 anos

O Centro Juvenil S. José comemora este domingo 97 anos. É quase um centenário de vida que se materializa em pequenas grandes conquistas que mudaram os rumos de milhares de jovens que, por infelicidade do destino, não tiveram condições de crescerem com as suas famílias.
Actualmente o Centro Juvenil S. José está a pouco mais de metade da sua capacidade. Alberga 31 crianças e tem capacidade para 50. Uma situação invulgar quando comparada com outras instituições que estão quase sempre lotadas. O Presidente da Instituição justificou esta situação com a forma diferente dos Tribunais e as instituições trabalharem.
O Centro Juvenil alberga crianças dos sete aos 21 anos. Segundo explicou José Guimarães “a pedido do tribunal os jovens que não voltam para as famílias, ficam até aos 21 anos porque, actualmente, é mais difícil inseri-los no mercado de trabalho. Ao longo de 97 anos passaram pelo Centro milhares de crianças e são muitos os casos de sucesso.
De acordo com o programa pelas 11 horas é celebrada missa na capela do Centro Juvenil, solenizada pelo Orfeão de Guimarães, seguida de homenagem ao fundador da instituição.
Às 11h45 serão apresentadas as classes de karaté da instituição e às 12 horas realiza-se a assembleia geral da Associação dos antigos alunos das Oficinas de S. José. As comemorações terminam com um almoço de confraternização, durante o qual serão distinguidos os três educandos da instituição com melhor aproveitamento escolar.



Marcações: Sociedade

Imprimir Email