VÍDEO: Futebol de Praia do Vitória em risco de desaparecer e passar para o Porto ou Braga

São actualmente campeões nacionais mas podem muito bem não defender o título na próxima temporada.
Em risco, está igualmente a participação no II Mundialito de Futebol de Praia que terá lugar em São Paulo, no Brasil, de 12 a 19 de Maio. Tudo porque a secção de Futebol de Praia do Vitória está em risco de desaparecer. À espera desse desfecho estão o Porto e o Braga, que já mostraram estar receptivos a receber nas suas estruturas toda a secção.

Nesta altura, o responsável pela modalidade, Marco Ramos, não faz ideia do que irá acontecer. “Não recebemos nada desde Agosto. Todo o dinheiro que angariámos, quer dos patrocínios quer dos prémios pelas participações nos vários torneios, entregámos à Direcção do Vitória, que até agora não nos pagou. Isto arrasta-se desde Agosto”, reclama. “Estamos à espera do que a nova Direcção poderá fazer, mas tem de ser urgentemente. O Mundialito é já em Maio, já devíamos estar a treinar desde Janeiro, para podermos fazer uma prova honrosa”, refere o responsável pela secção, angustiado com toda a situação que se arrasta há vários meses. É que para já nem a escolha do Vitória é certa por parte da entidade organizadora e da FIFA. “Na época passada o representante nacional, uma das potências mundiais da modalidade, foi o Sporting, por ter sido campeão, pelo que faz todo o sentido que este ano seja o Vitória a representar Portugal, mas é preciso que o Vitória e a Federação Portuguesa de Futebol façam pressão nesse sentido.”

Para Marco Ramos tudo isto “é incompreensível quando falamos de verbas muito pequenas. O nosso orçamento na época passada, em que fomos campeões nacionais, foi de apenas seis mil euros. E convém lembrar que o Vitória só nos deu os equipamentos”, recorda. “Para participar no Mundialito o Vitória tem apenas de custear as viagens a 13 pessoas, porque tudo o resto é suportado pela organização”, referiu em entrevista publicada esta semana no DESPORTIVO de Guimarães, que apurou que já há até sponsors interessados em financiar a participação.

Por estes dias a indefinição é total quanto ao futuro, que pode até nem passar pelo Vitória. Segundo Marco Ramos “o Porto e o Braga já mostraram interesse em ficar com toda a gente da secção. Não falaram comigo directamente mas sei que já aliciaram alguns jogadores.” Contudo, Marco Ramos afirma que todos têm interesse em continuar a defender as cores vitorianas.

O DESPORTIVO de Guimarães falou com Luís Cirilo, que na próxima semana tomará posse como vice-presidente para o futebol e modalidades que mostrou total abertura para conversar e ajudar na resolução do problema.

Recorde agora o momento da consagração do Futebol de Praia do Vitória, que se sagrou Campeão Nacional em Julho do ano passado em Vila do Conde e que o GuimaraesDigital acompanhou em exclusivo.

Marcações: Desporto

Imprimir Email