Vitória não cumpre pressupostos para inscrição na Liga

O Vitória ainda não conseguiu reunir todos os pressupostos para a inscrição na Liga, pelo que o processo que já entregou deverá ser chumbado, numa primeira instância, pela Comissão Técnica de Estudos e Auditoria da Liga.
Em causa está o facto do clube não ter entregue uma garantia bancária, no valor de 500 mil euros, exigida pelo organismo que tutela o futebol português.
A partir da temporada 2012/2013, os clubes têm de entregar uma garantia bancária no valor de 10 por cento do seu orçamento para o futebol profissional. No caso do Vitória, esse valor é de cerca de 500 mil euros, uma vez que Júlio Mendes já anunciou que o orçamento será reduzido para aproximadamente 5 milhões de euros. Apesar das inúmeras reuniões que realizou para procurar resolver este problema, a verdade é que o presidente do Vitória ainda não encontrou uma solução. Tanto os bancos como as seguradoras abordadas por Júlio Mendes recusaram-se a assegurar essa garantia bancária, pelo que o processo que deu entrada na Liga não estava completo.

Na reunião desta sexta-feira, a Comissão Técnica de Estudos e Auditoria da Liga não irá validar os pressupostos entregues pelo Vitória. O que não significa que o clube não possa disputar o próximo campeonato. A partir de agora, o Vitória terá um novo prazo para regularizar esta situação e entregar o documento comprovativo da garantia bancária nos serviços da Liga.
Este processo está a ser tratado ao mais alto nível. Júlio Mendes tem procurado desbloquear um problema, que poderá agravar-se se os bancos e seguradoras mantiverem a indisponibilidade para não atribuírem uma garantia bancária ao clube.
A Direcção do Vitória mantém o silêncio sobre este assunto. A palavra de ordem passa por resolver o problema, que poderá ganhar contornos imprevistos.


Marcações: Desporto

Imprimir Email