Guimarães acolhe Europeu de boccia em 2013

O Campeonato da Europa de boccia em 2013 vai ser disputado em Guimarães, entre os dias 15 e 23 de Junho, anunciou hoje a Paralisia Cerebral - Associação Nacional de Desporto (PCAND), promotora da candidatura.
Em comunicado, a PCAND acrescenta que o evento, que se realiza quadrienalmente, vai decorrer no Pavilhão Multiusos de Guimarães, no âmbito da "Guimarães - Cidade Europeia do Desporto 2013".

“Além dos apoios habituais que já foram solicitados ao Instituto Portuguesa do Desporto e Juventude, entidade que tutela o desporto em Portugal, através da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, a PCAND conta com o apoio e estreita colaboração da Câmara Municipal de Guimarães, da Tempo Livre e da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães (APCG)”, refere o mesmo comunicado.

O boccia, que integra o programa paralímpico desde 1984, é uma modalidade exclusiva dos Jogos Paralímpicos, destinada a atletas com paralisia cerebral em cadeira de rodas, podendo ser disputado individualmente, em pares ou por equipas de três elementos, sem divisão por sexos.

O boccia disputa-se num pavilhão com marcações próprias e envolve 13 bolas: seis de cor azul, seis de cor vermelha e uma bola branca, o alvo (também denominada como "jack"). O objectivo consiste em colocar o maior número de bolas de cor próximo da bola alvo.

As bolas podem ser atiradas com a mão, pé, uma calha ou um ponteiro. Estes dois últimos são dispositivos para atletas com uma deficiência que lhes afecte os quatro membros.

Na competição de boccia de Londres 2012, Portugal conquistou duas medalhas - prata e bronze -, contabilizando um total de 24 medalhas paralímpicas.

Marcações: Desporto

Imprimir Email