Vimaranenses produziram mais de mil toneladas de lixo em 2012

Em 2012 os vimaranenses produziram mais de mil toneladas de lixo. Os números dizem respeito aos resíduos recolhidos pelos serviços camarários e pela Resinorte.
O lixo doméstico, com mais de 53 mil toneladas, lidera a lista dos diversos resíduos recolhidos o ano passado.

Comparativamente com 2011, a quantidade de resíduos sólidos urbanos recolhida o ano passado, representa um decréscimo que ronda os 900 mil quilos.
De acordo com as estatísticas a que a Rádio Santiago teve acesso, a mesma tendência não se verificou no que diz respeito ao lixo recolhido nas ruas do concelho. 
Com efeito, em 2012 os serviços camarários respectivos recolheram 1.344 toneladas, praticamente a mesma quantidade registada em 2011.
Analisando os dados da recolha selectiva, volta a registar-se uma diminuição em 2012, por comparação com o ano anterior.
Em matéria de papel/cartão, regista-se uma diferença de 278 quilos. O ano passado foram recolhidos 1.964 toneladas. Descida ocorreu também na recolha de vidro. O contrário aconteceu no que diz respeito a plástico e pilhas.

Comentando os dados estatísticos do lixo recolhido em 2012, o Vereador da Câmara Municipal de Guimarães responsável pelos Serviços Urbanos e Ambiente salienta a tendência de decréscimo de lixo produzido. “Há decréscimo de cerca de dois por cento que inverte a tendência dos últimos anos. É prematuro tirar conclusões sobre este decréscimo da recolha de lixo. Em condições normais diria que este decréscimo é altamente positivo, pois poderá significar uma maior sensibilização das pessoas para a necessidade de reduzir a produção de resíduos porque têm um custo muito elevado, mas pode também significar outra coisa que é mais provável e mais plausível que é por força da crise económica que o país vive, estar ligado a um decréscimo de consumo generalizo que se repercute na produção de lixo”, afirma Amadeu Portilha.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email