FOTOS: João Sousa é o grande campeão do Guimarães Open

O vimaranense ganhou ao romeno Marius Copil, por 6-3 e 6-0, em 63 minutos, conquistou o quinto título challenger da carreira, o primeiro em piso de cimento, e vai permanecer no top-100 do ranking ATP
João Sousa jamais vai esquecer a semana que passou nos courts do Open Village Sports Hotel & Spa Club e que o levou a sagrar-se campeão do Guimarães Open. Numa final de quase sentido único, destruiu as aspirações do romeno Marius Copil, com a conquista de 11 jogos consecutivos depois de ter estado a perder por 1-3, impondo-se pelos parciais de 6-3 e 6-0, em apenas 1h03.

Anunciada como a iniciativa mais marcante da Cidade Europeia do Desporto, este challenger ATP de 42 500€ permitiu ao vimaranense, de 24 anos, e desde os 15 radicado em Barcelona, conquistar o quinto título em eventos da segunda divisão do ATP World Tour, mas uma estreia a ganhar nos chamados hardcourts.

“Isto vai para além de todas as emoções que vivi até hoje na minha carreira”, começou por desabafar o actual 92º jogador mundial que, há um ano, foi campeão de um challenger da mesma cotação na Finlândia. “É uma vitória muito saborosa, conseguida na minha terra, diante da minha família e das pessoas que mais gosto”, acrescentou Sousa, que no ranking a editar nesta segunda-feira deverá surgir na 90ª posição.

Relativamente ao triunfo sobre Copil (137º), o melhor tenista português da actualidade assumiu “não ter entrado da melhor maneira nesta final; um pouco nervoso e um pouco abaixo do meu melhor, pois não foi fácil gerir todo o tempo de espera provocado pela chuva e alterar os rituais próprios de um aquecimento antes de um encontro”, anotou, a propósito ao facto de a final ter tido início quatro horas depois do horário previsto.

“Consegui dar a volta a esse mau início, perante um adversário sólido, com uma bola comprida, mas acabei por ser capaz de o desgastar e obrigar a falhar”, detalhou, antes de rejubilar “pelo regresso à melhor forma, quer em termos de jogo quer fisicamente, que não tinha desde a lesão no pé sofrida em Abril”.

“O ténis é um desporto com altos e baixos ao longo do ano, mas, se conseguir manter este nível, penso que não só serei capaz de me manter mais tempo no top-100, como ser capaz de subir mais alto”, concluiu o campeão do Guimarães Open, que recebeu um cheque de 6 150€, numa cerimónia de entrega de prémios que contou com a presença do presidente da autarquia (António Magalhães), do presidente da Cidade Europeia do Desporto (Amadeu Portilha) e do director do torneio (Adriano Silva).

*Fotos: Pedro Benavente/Guimarães Open

Marcações: Desporto

Imprimir Email