Rui Vitória : «Queremos vencer a Académica para terminar 2013 em beleza»

Rui Vitória considerou esta sexta-feira "circunstancial" o facto de o Vitória ter menos pontos em casa do que fora e disse querer terminar o ano vencendo a Académica, no sábado, na 14.ª jornada (18H15).
O Vitória tem 20 pontos, 13 dos quais somados fora de portas e apenas sete no D. Afonso Henriques, tendo a última vitória no seu estádio ocorrido há já dois meses e meio, na recepção ao Marítimo, na sétima jornada. "É circunstancial [essa diferença], há uma tendência para que isso aconteça no futebol português, não é uma situação virgem. Julgo que isso acontece porque [quando jogamos fora] há alguma abertura das equipas e nós aproveitamos esses erros e quando cá vêm resguardam-se e são mais defensivas. O importante é somar pontos e havemos de somar muitos em casa também", disse.

Rui Vitória desejou "terminar 2013 em beleza" e bater a Académica no sábado. "Queremos vencer o último jogo do ano e dar continuidade aos resultados que temos feito, mas não basta querer porque do outro lado vai estar uma equipa que vai lutar muito", anteviu.

O técnico disse esperar "um jogo complicado" diante de "uma Académica difícil e recheada de jogadores de qualidade, a maioria deles já com maturidade e experiência". Considerando que Sérgio Conceição, técnico dos estudantes, "formou um bom plantel", lembrou mesmo que a Académica já venceu equipas como o Sp. Braga e o FC Porto.

O central Abdoulaye e o avançado Maazou são baixas certas para o jogo de sábado, devido a lesão, mas Rui Vitória desvalorizou essas ausências. "Estaríamos tramados se nos queixássemos disso. Os azares de uns são as sortes de outros, é assim que alguns jogadores têm oportunidades e podem crescer. A confiança é enorme em todos os jogadores, o trabalho diário tem sido muito bom", disse.

Rui Vitória adiou um primeiro balanço da época para o final da primeira volta, mas considerou que "o saldo é positivo" e que o Vitória tem feito um "belíssimo campeonato".

O técnico admitiu que a equipa "poderia e deveria ter passado" à fase de grupos da Taça da Liga, até pelo facto de o adversário, o Leixões, ser de outro escalão, mas notou que o "problema" surgiu no final da época passada quando a equipa terminou em nono lugar e se viu obrigada a disputar esses dois jogos.

Marcações: Desporto

Imprimir Email