Passam dois anos da classificação do Centro Histórico de Guimarães

O Centro Histórico de Guimarães festeja, hoje, a passagem do segundo aniversário da classificação da UNESCO com o título de Património Cultural da Humanidade. A data será assinalada de uma maneira simbólica, com a realização de um concerto, da Orquestra do Norte, na Igreja de S. Francisco, às 21h30.
No sentido de assegurar a continuidade do trabalho de reabilitação desenvolvido na zona intra-muros, o Gabinete Técnico Local está a realizar um levantamento exaustivo para alargar a sua intervenção às edificações existentes em toda a zona tampão.

Em jeito de balanço da acção que, ano após ano, tem sido desenvolvida, o Presidente da Câmara reconhece que ainda há muito a fazer em prol do
Centro Histórico.

Apesar destas dificuldades, António Magalhães reconhece que a valorização do Centro Histórico é um trabalho contÍnuo e que exige um envolvimento colectivo.

Quem percorre as ruas do Centro Histórico, encontra a maioria dos edifícios valorizados, mas há também alguns imóveis em ruína. António Magalhães diz que a aAutarquia em casos de emergência pode tomar a posse administrativa dos prédios. Mas, sustenta, os recursos não permitem à Câmara recorrer sistematicamente a esse instrumento legal.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email