Briteiros desistiu do futebol

O Briteiros extinguiu o futebol sénior. A decisão foi tomada ontem (quinta-feira) à noite pelo Presidente do clube, Fernando Marques, e já foi comunicada à Associação de Futebol de Braga. No sábado, já não haverá jogo em Arões. Tudo terá começado quando os jogadores se recusaram a treinar por alegadamente terem dois meses de subsídios em atraso. Fernando Marques aprestava-se para apresentar o novo treinador, Domingos Lopes ia regressar ao clube para substituir Maike, quando ouviu da boca dos atletas que não jogavam mais enquanto não recebessem os subsídios em atraso. Uma posição que não agradou ao dirigente, que na semana anterior tinha liquidado uma parte dos salários em atraso.
Fernando Marques contou ao nosso jornal que, juntamente com o Presidente da Assembleia Geral do clube, “estávamos a tentar fazer tudo para levar o clube até ao fim da época. Mas, eles, que na minha opinião já tinham combinado o que iam fazer, entenderam abandonar as instalações do clube porque disseram que tinham de receber para continuar.” Sustentando que “a actual conjuntura económica traz dificuldades para todos os clubes”, Fernando Marques acrescentou que “a situação até nem era muito grave. Apenas havia um mês de atraso. Eles não aceitaram continuar e decidimos acabar a equipa sénior.”

Depois de tomada esta decisão, Fernando Marques diz ter sido agredido por um jogador, Rui Freitas, e por Álvaro, treinador-adjunto. O Presidente do Briteiros já apresentou de imediato queixa na GNR das Taipas. “É uma situação que pensava ser impossível acontecer no século XXI. Eles premeditaram o que se passou. Foi uma atitude irreflectida por parte dos jogadores e eles serão penalizados por isso”, frisou.
Perante tudo o que se passou, Fernando Marques garantiu que “não há condições para voltarmos a ter o futebol sénior no nosso clube esta temporada. Não há qualquer dirigente que atura uma coisa destas. O clube não acaba porque tem camadas jovens e outras actividades”, assegurou. As “óptimas” instalações do Briteiros “serão colocadas ao serviço da população.”

Fernando Marques revelou que “nunca esperava que esta situação acontecesse. São muitos anos de dedicação ao clube. Só anda nisto quem gosta. Para além disso, os jogadores são os mais beneficiados com a existência destes clubes. Eles é que ficam a perder.” Refira-se, entretanto, que o departamento de futebol, comandado por Paulo Silva, já se tinha demitido há cerca de um mês. Oliveira, carismático jogador do clube, há havia sido dispensado recentemente. As instalações do Briteiros vão ser frequentadas pelo Santa Leocádia de Briteiros, que disputa o campeonato de futebol popular. O Briteiros vai continuar apenas com a equipa de infantis.

E agora, face à desistência da equipa sénior, o que acontece à classificação da Divisão de Honra? Segundo os regulamentos da Associação de Futebol de Braga, os resultados averbados pelo Briteiros na presente temporada são homologados e daqui para a frente o clube será penalizado com derrota por 3-0 em todos os jogos, revertendo os três pontos para os adversários. Esta regulamentação foi aprovada pelos clubes na Assembleia Geral de 16 de Junho do ano passado.

Marcações: Desporto

Imprimir Email