Ivo Vieira: "Temos de acreditar muito no que podemos fazer e dar qualidade ao jogo"



O treinador do Vitória, Ivo Vieira, fez esta manhã a antevisão do jogo com o Tondela, da 6.ª jornada da 1.ª Liga, que se realiza este domingo, pelas 18 horas.

Preparação do jogo com pouco tempo: “Já referi que é gratificante e motivados ter este número de jogos, é um bom sinal poder usufruir destes momentos. A única dificuldade que se põe é a preparação do jogo em termos de disponibilidade física. Os jogadores ainda não estão totalmente recuperados, há alguma dificuldade natural pela falta de espaço. Tem de haver motivação por jogar de três em três dias, é melhor jogar constantemente. É um desafio que temos de encarar todos os dias. Temos muito prazer em conseguir viver um momento destes."

Esta situação abre a porta a alterações no 11?: “De forma natural. Há jogadores que trabalham à procura de espaço na equipa. Pode surgir a oportunidade para alguns atletas de forma natural. Não faço gestão, mas temos de perceber que há um acumular de jogos, com viagens pelo meio. Temos um plantel equilibrado e essas oportunidades surgirão de forma natural.”

Dificuldades em escolher os jogadores: “Não vou entrar nessa linha. Quero ser mais competente, este é um desafio aliciante. Não vou nunca agarra-me à falta de tempo ou número de jogos. Se pedimos para jogar mais e estar a um nível mais alto temos de nos adaptar e dar respostas positivas. O mais fácil é esconder-nos atrás de uma cortina. Nunca vai ser desculpa para aquilo que vai acontecer no futuro. Há falta de espaço, mas não vai condicionar a estratégia para o jogo e o comportamento da equipa. Os jogadores têm de se motivar por jogar muitas vezes. Nem faço ideia da quantidade de atletas que utilizamos esta época, alguns já nem cá estão. É um factor positivo e não um problema."

O que espera do Tondela?: “O grande objectivo é jogar para amealhar os três pontos. Temos uma equipa competitiva do outro lado, bem organizada, que tem dado uma resposta muito positiva nos jogos fora de casa. Em casa não tem sido tão forte quanto isso, mas vai oferecer-nos muitos problemas na organização defensiva e ao nível das transições. Vamos tentar combater para tirar vantagem no jogo. O Tondela vale muito pelo seu todo. São equipas que jogam com grande motivação perante o Vitória, somos uma equipa que está a disputar jogos com grande visibilidade. Temos visto as dificuldades que temos nestes jogos cá dentro, no campeonato. Temos de acreditar muito no que podemos fazer e dar qualidade ao jogo, controlá-lo a todo o custo e marcar mais golos que o Tondela.”

Erros individuais nos golo sofridos nos últimos dois jogos: “Eu exijo concentração no treino e em tudo o que se faz, no jogo tem de estar sempre presente. Somos muito bons, mas os melhores também cometem erros. A questão da concentração não é um problema que se põe porque acredito muito no que os jogadores fazem. O erro é permanente, mas quantos menos cometermos mais competitivos vamos ser. A responsabilidade não está nos erros individuais, o responsável sou eu, assumo de forma natural. Eu é que os meto a jogar, que passo a ideia do jogo que queremos fazer.”


Marcações: Vitória Sport Clube, Ivo Vieira

Imprimir Email