Ivo Vieira: Precisamos de um Vitória com uma cara diferente para alcançar outros resultados"



Ivo Vieira mostrou-se convicto que o Vitória é capaz de conquistar pontos em Famalicão, no sábado, e assim colocar um ponto final nos maus resultados averbados nas últimas jornadas.
O treinador vitoriano esteve na sala de imprensa da Academia para abordar o encontro marcado para sábado, às 15h30, mas também falou sobre o momento que a sua equipa atravessa, depois das derrotas com o Rio Ave e o Boavista, nas últimas jornadas.

O que esperar do Vitória em Famalicão: “Precisamos, essencialmente, de um Vitória com uma cara diferente para alcançar outros resultados, mantendo e acreditando no nosso processo de jogo. Temos estado aquém na soma de pontos para subir na tabela. Diante de uma equipa forte e motivada temos de ser muito competitivos e muito inteligentes na abordagem estratégica ao jogo. No fundo, é preciso mudar o rumo dos resultados porque a equipa não tem conseguido o essencial nos jogos fora de casa, apesar de fazer pela vida.”

Este jogo pode ser decisivo para as contas europeias?: “Pode não ser decisivo, porque ainda há muitos jogos por fazer, mas poderá fazer a diferença. É um adversário directo, que tem feito um campeonato quase de luxo, muito competente. É das equipas mais fortes da Liga, tem fio de jogo, é muito bem organizada nos seus processos. Temos capacidade, se formos organizados e competitivos, de tirar um resultado positivo diante de um adversário forte como nós. A procura de pontos é primordial para o nosso objectivo e para não nos distanciarmos mais do objectivo principal.”

Sente a equipa mentalmente preparada para dar a volta a estes resultados?: “Sim. Normalmente há tristeza, o que é natural quando o resultado não acontece no momento em que há a disputa do jogo. Cabe-me a mim e aos atletas fazer tudo para que possamos alterar este momento, que é menos bom. Assumimos isso, não vale a pena estar aqui a enganar as pessoas porque podemos fazer melhor e queremos fazer melhor. É uma questão de interpretar o jogo focados, acreditando no que fazemos. Temos a noção perfeita que a equipa trabalha para ter outros resultados, mas não tem tido essa felicidade. A sorte e a felicidade dão muito trabalho, temos de correr atrás delas.”

Um jogo alimentado pelo ambiente dos adeptos?: “O Famalicão mete muita gente no seu estádio, é uma equipa que está muito motivada, a fazer um campeonato fantástico. Proporciona-se um jogo aberto por aquilo que as duas equipas têm feito e pretendem para o jogo. Será um jogo de ataque. Para complementar esse espetáculo teremos um bom ambiente nas bancadas, com os adeptos em peso dos dois clubes.”

Famalicão está a baralhar as contas da Liga?: “O Famalicão está a fazer o seu campeonato por mérito próprio. Tem atletas de grande valia, a proveniência dos mesmos fala por si. Tem um treinador que está a fazer um trabalho fantástico e às vezes as surpresas iniciais passam a ser confirmações. É um campeonato quase a roçar o brilhante por mérito da estrutura, equipa técnica e jogadores.”

Famalicão a meio de eliminatória da Taça de Portugal pode trazer benefícios?: “Ganhar não cansa. O Famalicão não ganhou o jogo da Taça mas teve um desempenho muito bom e está numa competição em que pode alcançar a final, o que é motivante. Não podemos pensar que podemos tirar partido de uma situação destas, nem pouco mais ou menos. No passado jogamos muitas vezes a meio da semana e no fim-de-semana e defendia que ganhar e ter bons desempenhos não cansa, mentalmente os jogadores ficam mais fortes. Se fizer alterações em termos de gestão o Famalicão tem soluções. Temos de ser muito fortes para ultrapassar o Famalicão.”

O 11 vai estabilizar mais para o jogo com o Famalicão, depois das mudanças contra o Boavista?: “No passado já fizemos alterações. Quando se tem um plantel com jogadores para rentabilizar, todos eles devem ter oportunidades. O sonho e o ideal é constituir um 11 base, isso não aconteceu muitas vezes, mas uma base do 11 aconteceu algumas vezes. Alterar três ou quatro jogadores… não foi por aí que a equipa oscilou. Quando se trabalha para o mesmo e a identidade é a mesma, as respostas são as mesmas. Depois, vai do desempenho dos atletas, não só na motivação.”


Marcações: Vitória Sport Clube, Ivo Vieira

Imprimir Email