João Henriques: "Queremos conjugar uma boa exibição com um resultado que nos dê a possibilidade de chegar à final four"



Depois da eliminação da Taça de Portugal, no passado domingo, o Vitória defronta o Benfica, esta quarta-feira, pelas 21 horas, nos quartos-de-final da Taça da Liga. Após o derradeiro treino, na manhã desta terça-feira, João Henriques esteve na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques para fazer a antevisão da partida.

Que resposta espera da equipa após a eliminação da Taça de Portugal, em mais um jogo a eliminar?: “Temos o mesmo objectivo de todos os jogos. O jogo é uma final para se atingir a final four, onde queremos estar. Com todo o respeito pelo nosso adversário, vamos apresentar a melhor equipa para um jogo difícil. Não vamos olhar para trás, para o que aconteceu. Queremos conjugar uma boa exibição com um resultado melhor, que nos dê a possibilidade de chegar à final four".

Como fará a gestão do plantel para este jogo: “Digo sempre que vamos com os melhores. Serão os melhores na condição física e na confiança para o plano estratégico do jogo. Tivemos um jogo duro para nós, psicologicamente e fisicamente, em que estivemos o tempo todo atrás do resultado, sem resultados práticos, depois de uma semana difícil. Depois, tivemos o caso do André André com gastroenterite, um caso de Covid-19, não foi por acaso que convocamos 18 jogadores. Havia muita incerteza, o Jorge teve uma amigdalite que lhe fez 40 graus de febre. Vamos com os melhores para defrontar um adversário difícil, queremos ganhar, passar a eliminatória. É a oportunidade, a última, para estar novamente a final four. O 11 que estiver dentro de campo vai ser competitivo, vai dar uma boa resposta. Vamos defrontar uma equipa que também vem de uma série de jogos consecutivos, estamos em pé de igualdade quanto à sobrecarga. Queremos apresentar boa qualidade, mas que possamos ser mais felizes do que no domingo passado".

Conta com o André André para este jogo?: "Continua muito debilitado, provavelmente, quase com toda a certeza não vai estar. É uma baixa confirmada".

Edwards e Quaresma são compatíveis no mesmo 11?: "Nos últimos jogos optamos por esta gestão, de quando um está a jogar o outro está no banco, mas por uma questão estratégica. De resto, todos os jogadores são compatíveis".

Que análise faz ao Benfica, que esta época já sentiu dificuldades com vários adversários?: "Não há jogos iguais. O Benfica tem demonstrado várias facetas, mas em todas elas é uma equipa forte. Tem individualidades fortes e um treinador experiente, com competência. É sempre candidato a ganhar todas as provas em que está envolvido. É um jogo e tudo pode acontecer, ainda para mais quando no final dos 90 minutos passamos logo para os penáltis. Temos muito mais do que uma percentagem de 1 por cento. O Benfica é favorito, mas o Vitória também tem responsabilidades na prova porque esteve na final four na época anterior e quer fazê-lo novamente. O Benfica tem um plantel vasto, pode apresentar várias dinâmicas. Estamos de sobre aviso, mas também temos as nossas valias".

Um bom resultado pode ser o clique para esta equipa?: "Por experiência própria, percebo que estes são ciclos que acontecem. Há alturas em que os golos aparecem com naturalidade e há outras alturas em que a bola não entra por muitas razões, por mérito do adversário, demérito nosso. Temos uma certeza, trabalhamos diariamente para melhorar. A partir do momento em que a bola começar a entrar, o Vitória vai ser uma equipa mutio mais efectiva. No último jogo pagamos cara a factura da ineficácia elevada. A qualquer momento isso vai mudar. O que nos interessa neste jogo é passar a eliminatória, não interessa se é por 1-0 ou nos penáltis. Era bom ter muitas oportunidades como no último jogo, mas não sabemos o que vem aí. Temos de passar para a fase de finalizar as situações que criamos, temos de ser mais eficazes".

Está fácil entrar na defesa do Benfica?: "Parece fácil, porque estão a surgir no Benfica como noutras equipas, mais erros, não forçados, que o normal. São situações que têm acontecido em jogadores mais experimentados, isso acontece. Há uns meses estávamos a falar do Coates quando marcava vários golos na própria baliza, e ele não deixou de ser um excelente central, como tem mostrado. São fases que acontecem. O Benfica tem feito golos na maioria dos jogos, defensivamente, pela forma como se expõe, tem sofrido mais golos. Isso deve-se ao perfil da equipa, pela forma como procura construir o jogo. Quando se arrisca, porque tem jogadores com personalidade para arriscar, estão mais expostos. Vamos tentar procurar o erro, pressionar em algumas zonas do campo, se o conseguirmos fazer estamos mais perto de fazer golos. Vamos tentar ser rigorosos quando não temos a bola, criteriosos quando a tivermos e agressivo nos dois momentos. Também temos cometido erros, temos pago caro o facto de sermos uma equipa em construção. Essa consistência vai-se equilibrando ao longo da época. Qualquer resultado e possível, vamos à procura da sorte para estarmos presentes na final four".


Marcações: Vitória Sport Clube, João Henriques

Imprimir Email