João Henriques: "Não queremos voltar a desperdiçar oportunidades de dar passos em frente"



João Henriques acredita num desfecho diferente no jogo da I Liga, frente ao Santa Clara, esta segunda-feira, pelas 20h15. Depois da eliminação da Taça de Portugal, em casa, o técnico quer um triunfo nos Açores.

O que esperar do jogo com o Santa Clara depois das eliminações das Taças de Portugal e da Liga?: "O foco, naturalmente, agora é exclusivo no campeonato. Temos de olhar para último jogo com o Santa Clara, potenciar as coisas boas, nomeadamente a questão da criação de situações de finalização, voltar a criar e sermos mais eficazes, o que resultará num resultado diferente. Não olhamos para qualquer tipo de vingança, queremos é voltar a somar vitórias no campeonato o que nos daria uma boa sequência. Queremos dar sequência ao crescimento da equipa, que tem vindo a melhorar de jogo para jogo. Nunca estamos satisfeitos, porque queremos voltar a exibir-nos a um bom nível, mas a somar os três pontos".

O que pode ser diferente em relação ao jogo da Taça de Portugal?: "Queremos vencer o Santa clara, a nossa disposição para ambos os jogos é idêntica. Naquele primeiro jogo a margem de erro era zero, nós quer queremos ganhar a margem de erro por isso a margem de erro continua a ser zero. Não queremos voltar a desperdiçar pontos ou a desperdiçar oportunidades de dar passos em frente. À partida, a grande diferença será o Estádio de São Miguel, que não é o Estádio D. Afonso Henriques. Conheço bem o relvado do Estádio de São Miguel, as condições climatéricas que podemos enfrentar, que são difíceis para todas as equipas inclusive para o Santa Cara. Isso é que poderá mudar a estratégia do jogo, tudo o resto é igual, queremos vencer nos 90 minutos".

O que muda no Santa Clara a jogar em casa?: "Não é por acaso que o Santa Clara nos últimos dois, e novamente neste início de época, faz mais pontos fora do que em casa. Aquele palco não é bom para quem quer assumir o jogo e o Santa Clara em casa vai mais à procura do resultado do que faz fora de portas, em que aposta mais no erro. Em casa é uma equipa que tenta assumir mais jogo, que contra a maioria dos adversários tem a responsabilidade de ganhar o jogo e expõe-se mais. Ao expor-se mais tem mais dificuldade porque às vezes o relvado é difícil. O vento, quando está presente, dificulta as duas equipas. Sabemos que o Daniel é um treinador experiente nesta Liga e conhece a forma de conquistar pontos para concretizar os objectivos. O Santa Clara está numa posição confortável, o que lhe confere tranquilidade para tentar repetir o resultado. Cabe-nos ser a mesma equipa do jogo da Taça, mas mais eficazes na finalização".

Bruno Duarte vai a jogo?: "Teve a situação da mialgia de esforço e está disponível para este jogo".

O que vale o regresso do Estpuniñan?: “Estamos muito satisfeitos a integração do Óscar. Foi fantástico ter disponível um jogador destes. É mais um bom jogador. O Óscar agarrou a oportunidade que lhe foi dada. O Bruno está com dois golos e vai com toda a certeza fazer mais. Não podemos esquecer os dois jovens que temos aqui, o Lyle Fostar e o Noah, mais cedo ou mais tarde as coisas vã surgir se o colectivo for mais forte. Há um detalhe no jogo da Taça da Liga, no nosso golo tivemos cinco jogadores na chegada à área, isso não existia. Nós fizemos o golo pela acção individual do Marcus, pelas boas desmarcações do Óscar e do Rochinha, mas também chegaram à área o Sílvio e o Miguel Luís. Isto é muito trabalho que se faz. Foi uma jogada que teve princípio, meio e fim, que começou no central. Queremos repetir muitas vezes estas acções. Quando a equipa sofre muitos golos, diz-se que a culpa é do central ou do guarda-redes e quando não se marca a culpa é do avançado. Mas, essa é uma ideia errada. Tem a ver com o celectivo”.

Atentos a Aziz, que se destaca no Estoril?: "Também olhamos para os nossos jogadores que estão emprestados. Se olhamos para outros, para a II Liga, para o CP, sem descurar a I Liga, nós também gostamos de ver os nossos jogadores a ter bons desempenhos, mesmo quando estão emprestados. Neste mercado analisaremos o que é melhor para o futuro imediato do Vitória, que é de Janeiro até ao final da época".


Marcações: João Afonso, Vitória Sport Clube

Imprimir Email