Campeonato de Portugal: Berço e Vitória B vão perder pontos após desistência da AD Camacha



A saída de cena do Camacha vai ter implicações na classificação da série B do Campeonato de Portugal, onde estão inseridos os quatro clubes vimaranenses que disputam a competição.

De acordo com uma decisão da Federação Portuguesa de Futebol, que ainda terá de ser ratificada na reunião de Direcção que está marcada para a próxima semana, tanto a Associação Desportiva da Camacha (série B), como o Câmara de Lobos (série C) e União da Madeira (série C) não voltarão a jogar nesta edição do Campeonato de Portugal. Uma solução que resulta da proibição decretada pelo Governo Regional da Madeira, que impede a realização de jogos de competições desportivas de equipas que não sejam profissionais. A Federação Portuguesa de Futebol procurou uma opção que viabilizasse o regresso à competição dos clubes madeirenses, mas tal apenas acontecerá com o Marítimo B, que tem uma estrutura profissional.

Segundo o comunicado do organismo liderado por Fernando Gomes, esta desistência será enquadrada pela Direção da FPF no âmbito regulamentar como excecional, criando condições para que as três equipas possam regressar ao Campeonato de Portugal na época desportiva 2021/2022 “em forma a divulgar pela FPF em tempo oportuno”.

As equipas que agora desistem serão colocadas nos últimos lugares das séries em que estão incluídas, ocupando, por isso, um dos quatro lugares de descida que estão previstos. Além disso, será proposto também na reunião de Direção da Federação Portuguesa de Futebol, que os resultados alcançados pelas equipas que agora desistem da competição, sejam anulados, “garantindo desta forma a integridade desportiva da prova".

Esta situação terá implicações na classificação do Berço (3.º classificado, com 17 pontos) e Vitória B (4.º classificado, com 16 pontos), uma vez que os dois clubes venceram a AD Camacha, na 2.ª e 4.ª jornada, respectivamente. O Brito e o Pevidém ainda não tinham defrontado o clube madeirense, uma vez que as partidas da 6.ª e 10.ª jornadas tinham sido adiadas.


Marcações: Vitória B, Campeonato de Portugal, Pevidém Sport Clube, Berço SC, Brito SC, Federação Portuguesa de Futebol, AD Camacha

Imprimir Email