Esteves focado no acesso à Liga 3: "O Vitória tem, claramente, de assumir essa candidatura"



O Vitória vinha em crescendo nos últimos jogos da fase regular. É essa equipa forte, nomeadamente do ponto de vista ofensivo, que vamos ver na fase de acesso à Liga 3?: "Sim, penso que sim. A equipa está bem, cada vez mais confiante e isso também se reflete na qualidade do nosso jogo. Estamos num processo de consolidação das novas ideias do treinador que, sem alterar muito, tem sempre as suas características próprias. Penso que a fase que aí vem vai servir também para continuarmos a crescer e mostrar a equipa forte que somos".

Os adversários são Fafe, Maria da Fonte e Mirandela. Pode dizer-se que, teoricamente, Vitória e Fafe são os grandes candidatos ao apuramento?: "O Vitória tem, claramente, de assumir essa candidatura. Aliás, não faria sentido ser de outra forma. No entanto, penso que a Série B já nos mostrou que não há candidatos mais ou menos fortes. Qualquer jogo pode revelar-se uma surpresa e estamos precavidos para isso. Cada jogo terá a sua história e nós vamos abordá-los com a mesma mentalidade vencedora, sabendo que temos de estar conscientes de que nenhum jogo será fácil".

O apuramento é a exigência mínima que o Vitória deve ter neste momento? O Vitória tem mesmo de estar na Liga 3 na próxima época?: "O apuramento é a exigência que colocamos a nós próprios. É a exigência pela qual tudo vamos fazer para cumprir. Um clube como o Vitória tem, naturalmente, de estar na Liga 3. Será esse o nosso grande objectivo, não descurando o crescimento individual e colectivo porque, a nós, enquanto atletas jovens de uma equipa B, também nos importa continuar o nosso desenvolvimento".

O primeiro adversários é o Maria da Fonte. Já foi feita uma avaliação sobre que equipa vão encontrar?: "Sim, e logo a partir do momento em que terminámos o jogo com o Mondinense. Ainda assim, é natural que esta semana iremos estar mais focados em trabalhar as características do adversário mas sempre com o foco naquilo que terá de ser a nossa performance. Como já disse anteriormente, a competitividade que existiu na Série B tornou-nos mais fortes e preparados para este play-off".

O Esteves tem sido dos jogadores mais influentes da equipa. Está a ser uma época extremamente produtiva ao nível individual?: "Tive fases menos boas, confesso, mas penso que isso acontece a todos os jogadores. Actualmente, penso que estou a voltar à minha grande forma e é isso que espero continuar a fazer. Penso muito naquilo que quero para mim e sei que terei de superar-me todos os dias para conseguir alcançar os meus objectivos pessoais".

Este bom rendimento já lhe possibilitou integrar os trabalhos da equipa principal. Só falta mesmo a estreia?: "Qualquer jogador que esteja na equipa B tem sempre como objectivo chegar à equipa principal. Eu, como todos os meus colegas, só penso nisso porque é o meu trabalho. Os responsáveis já demonstraram estar atentos e eu só tenho de fazer bem o meu trabalho para estar preparado quando essa oportunidade chegar. Como é óbvio, desejo que essa estreia aconteça e que possa surgir em breve".

O recente sucesso do Amaro e do Hélder Sá, que já se estrearam, é um incentivo para quem anseia chegar à equipa A?: "É um incentivo e uma mensagem de confiança para os mais jovens. É um sinal de que o Vitória está a apostar na formação e ainda bem que assim é porque existem excelentes jogadores aqui. Todos nós queremos ser o próximo e isso também faz com que a motivação e ambição pessoais aumentem".

O facto do Bino o conhecer bem, facilita uma eventual estreia que ainda possa acontecer esta época?: "Não sei se facilita porque quem merecer a oportunidade acabará por conseguir mas claro que o facto de o treinador já me conhecer pode ajudar no sentido em que ele já sabe com o que poderá contar. Ele conhece-me bem tal como eu também sei quais são as ideias dele. Aproveito para lhe desejar todo o sucesso porque é alguém que merece. Quanto a mim, tenho é de pensar em contribuir para a subida à Liga 3 e focar-me bastante neste objectivo".


Marcações: Vitória Sport Clube, Vitória B, Campeonato de Portugal, Liga 3, Esteves

Imprimir Email