Automobilismo: Francisco Milheiro vence no Europeu de Montanha



O jovem piloto vimaranense Francisco Milheiro, que este ano representa o Xico Andebol, venceu no Europeu de Montanha.

Realizada em Boticas, a prova inaugural do Campeonato Europeu de Montanha reuniu mais de meia centena de pilotos, oriundos de vários países da europa. Nas máquinas até 1300 cc, Francisco Milheiro não deu hipóteses aos oponentes. Foi sempre o mais forte nas subidas de prova, selando um triunfo sem discussão. Atrás de si, Tiago Santos (Citroen AX) e Luís Rodrigues (Fiat Punto) que fechou o pódio.

O primeiro dia da Rampa Internacional de Boticas saldou-se por um grande êxito organizativo, protagonizado pelo Demoporto, clube que também irá organizar a Rampa da Penha em junho. Boa sequência ao longo de toda o dia, com rapidez de intervenção em todos os momentos em que tal foi necessário, marcaram uma jornada onde o sol reinou. Tal como as previsões meteorológicas para domingo anunciavam, a chuva fez a sua aparição pouco antes da sessão inaugural mas, logo após o términos dessa primeira subida do dia, praticamente esteve ausente. A pista ficou progressivamente mais seca, embora exigindo cautelas redobradas por estar sempre a mudar o estado do piso. A segunda subida oficial de prova foi com o piso anda molhado, mas a terceira, disputada ao início da tarde, já revelou um asfalto em condições secas.

“Esta prova tem um significado especial para mim, pois foi a primeira prova que venci na montanha em 2019. Sabia que iria ter uma concorrência forte nesta prova, pelo que estava na máxima força, Porém, na segunda subida de treinos, partiu-se um apoio de motor, que provocou danos na caixa de velocidades, acabando por condicionar o andamento para as subidas oficiais. Apesar desta limitação consegui ser sempre o mais rápido nos 1300, tendo nas subidas oficiais conseguido andar ao ritmo de carros de maior cilindrada. Para o campeonato consegui a pontuação máxima, o que me permite manter a liderança. A minha equipa de mecânicos (Senra Racing) tem agora muito trabalho pela frente, para termos o carro o mais bem preparado possível para a rampa da serra da estrela, a mais exigente em termos mecânicos de todo o campeonato. Dedico esta vitória à memória da minha avó Fernanda, recentemente falecida, vitima de covid, que sempre me apoiou”, disse Francisco Milheiro no final da prova.

Com esta vitória, o jovem piloto vimaranense lidera a Taça de Portugal 1300 do campeonato de Portugal de Montanha. A caravana ruma à serra da estrela da Estrela para a próxima etapa do campeonato nacional de montanha, a decorrer nos dias 29 e 30 de Maio


Marcações: Francisco Milheiro

Imprimir Email