Manuel Pinto Brasil pede à A.G. do Vitória que seja votado pedido de destituição de Miguel Pinto Lisboa



O antigo candidato à presidência do Vitória, Manuel Pinto Brasil, pretende que sejam incluídos mais três pontos na ordem de trabalhos da Assembleia Geral Extraordinária agendada para 29 de Maio. E um desses pontos que deseja promover junto do presidente da Assembleia Geral é a votação da “destituição do atual Presidente do Vitória Sport Clube e, consequentemente, da Vitória Sport Clube – Futebol SAD”.

Esta posição é assumida num comunicado enviado ao Grupo Santiago, em que argumenta que a gestão de Miguel Pinto Lisboa “à revelia dos sócios, está a conduzir o Vitória ao descalabro financeiro e desportivo”. Por isso, acrescenta, “vejo-me na obrigação de o impedir juntamente com um grande número de associados que se revêm na minha posição”. “Os exemplos das consequências deste tipo de gestão estão à vista e não quero que o Vitória seja mais um infeliz caso desses”, sublinha.

Manuel Pinto Brasil aponta como exemplo “a recusa do Presidente em prestar os diversos esclarecimentos” que solicitei no passado mês de Março, “todos eles relacionados com a gestão financeira que vem fazendo no Clube e que apenas através da comunicação social se vai tendo conhecimento”. O antigo candidato à presidência do Vitória acusa ainda Miguel Pinto Lisboa de “mentir aos sócios ao referir numa entrevista ao semanário 'DESPORTIVO de Guimarães': «eu só tive um sócio a interpelar a SAD e que obteve resposta»”.

Manuel Pinto Brasil defende que a actuação de Miguel Pinto Lisboa “tem sido muito grave” e que “não há transparência, há atos de gestão de consequências nefastas e, perante um pedido de esclarecimentos de um sócio do Vitória, o Presidente escuda-se na marcação de uma Assembleia Geral para o efeito”. “Exijo cabal resposta a todas as nossas dúvidas para decidir da sua demissão se tais esclarecimentos não forem credíveis e se a gestão que vem fazendo se revelar prejudicial para o Vitória, como se vem presumindo, tal é a força com que se esconde dos sócios”, pode ler-se ainda no comunicado de Manuel Pinto Brasil.

Numa carta enviada ao Presidente do Conselho de Administração da Vitória Sport Clube – Futebol SAD, datada de 23 de Março, Manuel Pinto Brasil pede vários esclarecimentos, entre os quais os valores contratuais das transferências e respectivos valores já recebidos e valores a receber por vários jogadores, assim como os valores já pagos e a pagar a terceiros no âmbito das transferências de Tapsoba, Pêpê, Davidson, Miguel Silva, Venâncio, Pedro Henrique, Guedes, Vítor Garcia, Ola John, João Carlos Teixeira, Celis, Rincon, Florent e Rafa Soares.

Manuel Pinto Brasil quis também saber quais os valores já recebidos e a receber pela participação na Liga Europa, na época 2019/2020, assim como o valor da noticiada antecipação de receitas televisivas e qual o seu custo financeiro efectivo. O associado n.º 10.869 questionou ainda o custo global suportado com o departamento de scouting sediado em Paris; a relação dos jogadores contratados a partir de 1 de Agosto de 2019 e respectivos custos; o valor discriminado da dívida à D20 Sports, Lda que fundamenta o pedido de insolvência; qual a variação absoluta e percentual dos custos médios mensais da massa salarial, desde Julho de 2019 até à presente data, discriminado por jogadores, treinadores, outros trabalhadores e prestadores de serviços, com referência aos valores médios da época 2018/29 e qual a percentagem do capital social da SAD detida pelo Vitória Sport Clube e o custo e respectivos termos da anunciada aquisição do capital à MAF.

Na resposta a Manuel Pinto Brasil, a 16 de Abril, Miguel Pinto Lisboa indica que as informações solicitadas revestem-se de “natureza sigilosa ou confidencial”, pelo que “não é possível satisfazer o pedido formulado (…) sob pena de prejudicar os interesses da sociedade ou a fazer incorrer em responsabilidade contratual perante terceiros”. Ainda assim, Miguel Pinto Lisboa aponta mais esclarecimentos para a Assembleia Geral Extraordinária.


Marcações: Vitória Sport Clube, Vitória Sport Clube, Futebol SAD, Miguel Pinto Lisboa, Manuel Pinto Brasil

Imprimir Email