Duarte Anastácio e o futuro do Serzedelo: "O projecto assenta numa base de rigor e trabalho"



Com a construção do plantel para a temporada 2021/2022 numa fase adiantada, o Serzedelo vai manter a mesma filosofia adoptada na época transacta. O clube dá continuidade ao projecto que assenta numa parceria com a empresa We Love Football, representada por Duarte Anastácio. Numa entreviata à edição desta semana do jornal DESPORTIVO de Guimarães, o empresário aborda o futuro do Serzedelo.

Qual o balanço que faz do primeiro ano da parceria com o Serzedelo?: "É um balanço claramente positivo. Trata-se de um projecto que tem revelado uma simbiose entre a Direcção do clube e a Administração. É um clube que eu e os meus colaboradores aprendemos a gostar, acima de tudo pela forma como fomos acolhidos pela Direcção e pelas gentes de Serzedelo, mas também pela mística que o clube tem. É um clube que tem a sua grandeza e uma forma especial de estar no futebol. O Serzedelo tem um grande falange de apoio, infelizmente ainda não conseguimos sentir esse fervor nos jogos. Nota-se no dia a dia do clube as constantes abordagens, a preocupação das pessoas. Tivemos sorte de encontrar um conjunto de pessoas que já tinham um passado de muitos anos no Serzedelo, que nos ensinaram a gostar do clube e a forma como vivem o clube. A parceria correu extremamente bem no primeiro ano, não houve problemas porque trabalhámos em equipa. O ambiente que se vive dentro do clube é excelente, penso que não podia ser melhor. Portanto, é para continuar e por nós por muitos anos".

O segundo ano desta parceria será numa base de continuidade e estaremos perante uma mudança de filosofia?: "A filosofia da nossa empresa, We Love Football, é exactamente a mesma: rigor, profissionalismo dentro do que é possível dar à divisão em que estamos, mas, acima de tudo, trabalho e muita crença. O projecto assenta numa base de rigor e trabalho. Há coisas que sabemos que temos de melhorar, não só na equipa de futebol mas também no marketing, comunicação e scouting. Vamos ter mais departamentos a trabalhar para que seja possível crescer. É um trabalho que terá igualmente de ser feito com rigor e o cumprimento de todos os compromissos que são assumidos".

Esta parceria está alicerçada em princípios poucos comuns, uma vez que não foi constituída uma SAD. Como é possível colocar a funcionar esta estrutura e o porquê de ser assim?: "É possível que seja assim porque há uma comunhão de ideias. Tivemos algumas reuniões no início da época passada para perceber se era possível estarmos no Serzedelo nestes moldes. A empresa que tem o protocolo com o Serzedelo por norma o que faz e o que aceita, até que seja possível, é um acordo como este que está implementado. Trata-se de um protocolo com base na confiança nas gentes da terra. Não acreditamos em entrar num clube e fazer tudo, tirar toda a gente e fazer tudo à nossa maneira. Existe um passado que tem de ser respeitado, uma história que deve ser respeitada. Há uma comunhão de ideias, uma simbiose entre Direcção e Administração que é perfeita e queremos continuar assim. Não é de todo nossa ideia fazer uma SAD, mas quando tivermos de o fazer iremos falar sempre com a Direcção do clube. Eles terão de estar sempre ao nosso lado, com o trabalho dividido por igual, como estamos agora, ou seja, com a acção directiva dividida por igual".

O projecto começou numa época completamente atípica por causa da pandemia, que permitiu ao Serzedelo realizar apenas 11 jogos. Numa temporada que se espera mais normal, que metas o clube irá perseguir em termos desportivos?: "O mesmo do ano passado. Vamos trabalhar jogo a jogo, sem grandes euforias, com rigor e o profissionalismo possível. Queremos ter os pés bem assentes no chão, continuar a competir da mesma forma. Vamos reforçar a equipa, com uma boa base que continua".

E teremos o clube a lutar pela subida de divisão para poder disputar o Campeonato de Portugal?: "Nós temos um projecto a curto/médio prazo, mas para mim o curto/médio prazo é cinco a oito anos. No futebol, as pessoas precisam de tempo para trabalhar. A nossa ideia é entre cinco a oito anos podermos chegar à Liga 3. Agora, se é para o ano ou daqui a três, cinco ou oito anos, só o tempo o dirá. Não temos pressa, queremos é cumprir e criar formas de trabalho para estruturar o clube. Quando subirmos, não interessa se é na próxima época ou não, queremos ter uma base que nos possa ajudar a conquistar os nossos objectivos. Não estamos desesperados pela subida, mas queremos ganhar todos os jogos. Vamos continuar a trabalhar com muita calma e muita vontade de ajudar o Serzedelo a crescer. Não estamos desesperados por nada".

Sem pressas, apenas um passo de cada vez?: "Não é preciso ser um passo de cada vez, basta meio passo. Se todas as épocas dermos meio passo de cada vez vou ficar contente".


Marcações: Associação de Futebol de Braga, GD Serzedelo, We Love Football, Duarte Anastácio

Imprimir Email