Jogos Olímpicos: Rui Bragança preparado para "partir tudo" e lutar pelo pódio em Tóquio



Rui Bragança é novamente o único representante português no torneio olímpico de taekwondo, apresentando-se em Tóquio'2020 confiante de que a sua "experiência" o deixa preparado para "partir tudo" e lutar pelo pódio.

"Espero que a minha experiência prevaleça. Trabalho para isso. Felizmente, muita parte do meu jogo é tático e espero que, com o tempo que vai passando, consiga aprender mais táticas e a lidar com mais situações para quando chegar à altura partir aquilo tudo", disse, em declarações à Lusa.

O vimaranense, de 29 anos, sabe que o seu sonho tem inúmeros obstáculos e exemplificou a "dificuldade" do seu objectivo com o facto de no Rio'2016, onde foi nono classificado, ter sido o único cabeça de série das oito categorias (quatro de cada sexo) a passar a primeira ronda. "Vou para lá para ganhar todos os combates. No que isso se vai traduzir, não posso garantir nada. Só vão os dois melhores do mundo e de duas categorias juntas. Todos os 16 que lá estão podem ser campeões olímpicos", valorizou.

Rui Bragança assume que tem vindo a evoluir no rendimento ao longo da época e espera chegar "na melhor forma de sempre" ao Japão, depois de trabalhar detalhadamente toda a variedade defensiva e ofensiva de táticas. "Quero marcar mais pontos para não estar tão preocupado nos últimos segundos", desejou o atleta do Benfica, que entra em competição no dia 24 de julho, o primeiro sábado dos Jogos.

Rui Bragança quer "desfrutar da melhor competição de sempre" e a única coisa que lamenta é não poder ter por perto familiares e amigos, com os quais gostaria de descontrair entre combates". "No Rio2016 o que fazia de diferente era no intervalo vir cá fora ter com eles e relaxar um bocado. Nessas alturas em que dou o meu melhor. Desta vez, se for a horas decentes, provavelmente faço uma videochamada com o meu filhote e namorada. Falar um bocadinho com eles, relaxar para entrar no segundo combate com mesmo espírito. E fazer sempre assim", disse.

O lutador e médico tem pena que o evento seja afetado pela pandemia da covid-19, contudo recorda que nem tudo se perde, até porque na Aldeia Olímpica "vão estar os 10.000 melhores atletas" de todas as modalidades.


Marcações: Rui Bragança, Taekwondo, Jogos Olímpicos, Tóquio2020

Imprimir Email