Pepa: "Mais do que palavras, mais do que promessas, temos é de ser mais competitivos e mais competentes"



O treinador do Vitória, Pepa, abordou, este domingo, em conferência de imprensa, a partida com o Portimonense, da 18.ª jornada da Liga, que se realiza esta segunda-feira, no Algarve.

No final do jogo com o Gil Vicente disse que era necessária uma reflexão profunda. O que trabalhou com os jogadores nesse sentido esta semana?: "Acima de tudo, temos de canalizar a nossa energia para o que controlamos, que é o treino. Como podem compreender, não podemos revelar o que falamos. Temos de nos focar no treino, aquilo que controlamos, colocar toda a nossa energia nesse trabalho. Só assim vamos voltar ao que pretendemos, a vitória. A competência existe, a qualidade existe, cada um de nós tem de dar o seu melhor".

Continua confiante que o Vitória pode fazer uma segunda volta melhor que a primeira?: "Tenho confiança total. Mais do que palavras, mais do que promessas, temos é de ser mais competitivos e mais competentes. Temos qualidade e temos de nos focar no jogo a jogo, no próximo adversário, colocar a nossa energia em campo. Isso é o que nos move, temos de fazer uma grande viragem. Acredito sempre nos jogadores e no que podemos fazer".

Jogo com o Portimonense, um dos concorrentes directos. É um jogo que pode determinar se o Vitória pode chegar aos lugares europeus?: "Não pode ser apenas o próximo jogo, qualquer jogo é como se fosse o último. Isso tem de acontecer e ponto. O campeonato é muito competitivo, equilibrado, as equipas mais regulares vão concretizar os seus objetivos iniciais ou até melhorá-los. Cada equipa pode ganhar em qualquer lado, como se tem percebido. Tempos de focar a nossa energia no treino, no trabalho, porque temos de alterar as coisas dentro do campo".

O Vitória sofre golos há 12 jogos consecutivos. Que razões explicam que a equipa sofra muitas vezes golos?: "Temos de ter concentração, rigor, eficácia e competência. Não há falta de competência, temos de estar ligados o jogo todo. Não podemos estar agarrados ao passado e a coisas negativas, devemos olhar para próximo jogo como mais uma oportunidade de dar a volta. Eu sinto mesmo isto, sai-me de cá de dentro, mais do que estar com promessas o nosso objetivo é falar menos e trabalhar mais".

Como travar o Portimonense?: "O Portimonense tem uma boa equipa, um bom treinador. Queremos que eles tenham muitas dificuldades com os nossos jogadores e a nossa equipa. O processo defensivo começa à frente, a responsabilidade não pode estar apenas no guarda-redes. O Portimonense vai ter muitas dificuldades com a nossa equipa".

Já conta com Óscar e Bruno Duarte. Que diferença isso faz na preparação do jogo?: "Nunca nos queixamos de não ter A, B, ou C. Mas, nunca vou deixar de dizer que quantas mais opções tivermos mais qualidade podemos ter. Os regressos dão-nos mais poder de fogo, isso deixa-nos mais confortáveis".

Marcus Edwards tem sido apontado ao Sporting. Vê o jogador concentrado?: "Temos de ver o interesse nos nossos jogadores com naturalidade. É sinónimo de que temos qualidade no plantel, que os jogadores estão a ser valorizados. O Vitória é um clube que promove os jogadores".

Fala-se da possibilidade de Josué reforçar o Vitória. Gostaria de contar com ele, numa altura em que a equipa tem demonstrado fragilidades na defesa?: "Não vou estar a comentar notícias ou rumores. Andamos a sofrer golos há 12 jogos seguidos, temos de ser muito mais competentes. Mesmo com essa falta de eficácia defensiva, antes do último jogo éramos a quarta ou quinta melhor defesa do campeonato. Mais do que palavras, dentro do campo temos de voltar a ser mais intensos, mais competitivos e mais competentes."


Marcações: Vitória Sport Clube, Pepa

Imprimir Email