A.F. Braga já revelou calendário e formato competitivo da próxima época



A temporada 2022/2023 da Associação de Futebol de Braga arranca no dia 4 de Setembro, com a reedição do duelo entre o Brito e o Dumiense. Os vencedores da Taça e do campeonato Pró-Nacional vão iniciar a época com a discussão da Supertaça, num estádio ainda a designar.

De acordo com o calendário já divulgado pela Associação de Futebol de Braga, o campeonato Pró-Nacional começa no dia 11 de Setembro, enquanto a 1.ª jornada da Divisão de está programada para o dia 18 do mesmo mês. A ronda inaugural da 1.ª Divisão acontece apenas a 2 de Outubro, uma semana depois da 1.ª eliminatória da Taça, programada para o dia 25 de Setembro.

Os três campeonatos seniores organizados pela Associação de Futebol de Braga sofrem uma paragem de dois fins-de-semana no final do mês de Dezembro, nas festas de Natal e do Ano Novo, o que significa que depois da jornada de 18 de Dezembro os clubes apenas voltam a competir a 8 de Janeiro de 2023.

A 1.ª Fase do campeonato Pró-Nacional termina a 12 de Março, com o arranque da etapa decisiva, com seis jornadas, a acontecer a 26 de Março. Os dois jogos de apuramento de campeão estão programados para os dias 21 de Maio e 4 de Junho do próximo ano. O calendário da Divisão de Honra será semelhante, com 22 jornadas na fase regular e outras seis na 2.ª Fase. Já a 1.ª Divisão terá apenas a fase regular, com 26 jornadas.

A temporada, uma vez mais, será concluída oficialmente no feriado de 10 de Junho, com a realização da final da Taça Associação de Futebol de Braga.

O campeonato Pró-Nacional da Associação de Futebol de Braga será disputado por duas séries de 12 equipas cada. No final da fase regular, os primeiros quatro classificados de cada série serão distribuídos por duas séries e quatro clubes. O primeiro classificado de cada série irá disputar o apuramento de campeão, numa final a dois jogos.
As restantes 16 equipas vão discutir a manutenção em quatro séries, constituídas por quatro clubes cada. Os 3.º e 4.ºs classificados de cada série são despromovidos à Divisão de Honra, num total de oito clubes. Note-se que, à semelhança das equipas que vão discutir a subida, estes clubes partem para a 2.ª Fase com 50 por cento dos pontos obtidos na fase regular, arredondados por excesso.




O formato competitivo da Divisão de Honra será em tudo semelhante, mas, claro, mais extenso, uma vez que vão iniciar a competição 36 clubes, distribuídos por três séries de 12. No acesso ao Pró-Nacional serão constituídas três grupos, com quatro clubes, e o 1.º classificado de cada será premiado com a subida. A fase de manutenção contará com seis séries de quatro equipas e no final serão despromovidos 12 emblemas, ou seja, os 3.º e 4.ºs classificados de cada série.
Tal como no campeonato Pró-Nacional, as equipas partem para a 2.ª Fase com 50 por cento dos pontos obtidos na fase regular, arredondados por excesso.



As competições oficiais de futsal organizadas pela Associação de Futebol de Braga começam 1 17 de Setembro, com a Supertaça masculina. Uma semana depois, a 24 de Setembro, arranca a Taça Associação de Futebol de Braga, precisamente no mesmo fim-de-semana em que terá lugar a Supertaça feminina. Os campeonatos de todos os escalões começam a 1 de Outubro. Os calendários das provas e respectivos modelos competitivos apenas serão publicados após a inscrição dos clubes participantes nos respectivos campeonatos.



Marcações: Associação de Futebol de Braga

Imprimir Email