Ivo Roque: “O foco do Vitória é atingir o play-off”

O Vitória vai jogar a Fase de Subida pela segunda época consecutiva. Com que expectativas parte para esta nova fase determinante?: "Sim, é a segunda época consecutiva e partimos com a expectativa de tentar fazer melhor do que na época passada. Estamos conscientes das dificuldades que vamos encontrar, perante equipas de enorme valor. Temos consciência dessas dificuldades, mas temos igualmente o foco de atingir o play-off.

Hoje o Vitória está melhor preparado do que na temporada passada?: "Percebo perfeitamente o que foi feito no passado, tenho total conhecimento, até porque alguns elementos da minha equipa técnica faziam parte da estrutura, e é notória a evolução e desenvolvimento da equipa e das condições que o Vitória tem dado ao Futebol Feminino. As coisas têm vindo a melhorar gradualmente. Esse é o objectivo para o futuro."

É uma evolução que já dá para lutar pela subida, ou é ainda precoce?: "Não gostava de dizer que é precoce. Temos feito o nosso trabalho, as coisas têm corrido dentro do crescimento gradual, a maturidade ganha na época passada e este ano pode-nos ajudar no futuro a atingir a Liga BPI."

Mais cedo ou mais tarde é esse oobjectivo, colocar o Vitória entre os grandes do Futebol Feminino?: "Sim, esse é o objectivo que a direcção nos pediu, mas não impondo que acontecesse já, porque o projecto precisa de dois ou três anos para cimentar bem as bases, para melhorar e evoluir em termos de condições de trabalho e das próprias atletas. Precisamos de ter outro nível, neste momento ainda não atingimos esse nível de topo, vamos estar numa Fase Final em que 90% das atletas que vamos defrontar são profissionais, o que não é o nosso caso, mas vamos tentar fazer o melhor possível para que o sonho seja possível no final.

O Vitória já é uma equipa completamente comprometida com os ideais do clube? Uma equipa à Vitória?: "É uma missão que temos constantemente de passar às nossas atletas, fazer ver o que é o Vitória, a sua simbologia, independentemente do adversário temos que honrar o emblema, dar a vida para que no final ninguém tenha nada a apontar e possamos sair de cabeça levantada."

A inclusão das equipas B nesta Fase Final, apesar destas não poderem subir, é condicionante?: "É condicionante como foi na fase anterior, são equipas B de clubes de topo da Liga BPI, a qualquer momento podem chamar atletas da equipa A, o que pode condicionar o resultado final, mas há nuances. Nenhuma pode lutar pela subida, a não ser que a principal desça. A nossa possibilidade é boa, podemos ter algo a dizer. Elas podem lutar para ser campeãs, mas não podem estar presentes no play-off. Se de algum modo ficarem afastadas do título podem tirar o pé do acelerador e facilitar.

O que valem o Racing Power e o CF Benfica?: "Temos conhecimento de ambos os adversários, vamos acompanhando alguns jogos transmitidos pela televisão e pelo Youtube. O Racing foi formado para chegar à Liga BPI, fez um investimento do outro mundo já na época passada e ainda mais este ano. Temos que ter personalidade e carácter quando o defrontarmos, mas é o principal candidato a ficar em primeiro lugar."

Nesta fase vai ser determinante a regularidade?: "Quem conseguir pontuar... Começamos fora e qualquer empate pode ser muito bom, para em casa podermos lutar pelos três pontos em todos os jogos. Temos de somar pontos para ficarmos à frente, pelo menos, de uma das quatro equipas que não sejam bês."

Do ponto de vista pessoal como é que está a correr esta experiência no Futebol Feminino?: "É uma experiência totalmente diferente da que estava habituado. Um desafio constante, um enorme prazer, temos atingido os objectivos de passar a imagem do Vitória, o Futebol Feminino tem vindo a crescer, desde os sub-13 aos sub-19. O nosso objectivo passa por ter cada vez mais meninas e segurar a qualidade para no futuro termos gente formada em Guimarães e que não tenha necessidade de nos abandonar para ir para outros clubes. Queremos uma Formação melhor para termos atletas de Guimarães a jogar na Liga BPI."


Marcações: Vitória Sport Clube, Ivo Roque, futebol feminino

Imprimir Email