Bruno Varela e Tiago Silva transmitiram experiência aos mais novos

Bruno Varela e Tiago Silva foram os intervenientes da ronda de encontro com os escalões de formação do Vitória, realizado esta terça-feira no auditório da Academia do clube.

Os atletas dos sub-14 ouviram os dois jogadores da equipa principal falarem sobre como atingir e lidar com o sucesso, adiantou os meios do clube. 

“Quando acontecem maus resultados, por um lado refugiamo-nos nas nossas famílias. Por outro, nunca deixamos de acreditar no nosso processo. Após a derrota em Vizela, o míster Moreno até chegou a dizer-nos que estávamos a praticar melhor futebol do que quando ganhamos. E isso era verdade. Bastava, porém, uma distração ou um erro individual para sermos penalizados. Só que as fases más não duram sempre e agora isso percebe-se”, referiu Bruno Varela. 

Elegendo como “suportes” essenciais a esposa e a filha quando é importante “desligar” dos maus momentos, Tiago Silva deu ainda conta de um grupo forte, imune a qualquer tipo de tempestade. “Estivemos oito jogos sem ganhar, mas os jogadores são mentalmente fortes para lidar com esse tipo de situações. E contamos sempre com a ajuda do departamento de psicologia do clube”, assinalou. O reverso da medalha, de resto, compensa e, por isso, Bruno Varela passou palavras de incentivo aos sub-14. “Devem meter na cabeça que têm capacidade para chegar aos seniores. Nem todos conseguem, mas com trabalho podem chegar lá. E se não for aqui, será noutros lados. Eu e o Tiago também não ficámos no Benfica…”, recordou. 

Tiago Silva transmitiu aos jovens jogadores a importância de “descansar e tomar as refeições às horas devidas”. Cumprir esses bons hábitos chegou a ser, porém, um desafio complicado para o centrocampista no começo da carreira. “Infelizmente, com a vossa idade, nem sempre conseguia comer às horas devidas. Viajava para Lisboa de barco e chegava, quase sempre, a casa pela meia-noite”, contou, confessando ter “saudades” de ser sub-14, de “competir sem grande responsabilidade”. “Nunca desistam de lutar pelos seniores. Aproveitem bem esta fase, tentando conciliar o futebol com a escola. Desejo-vos muita sorte para esta fase de manutenção. Divirtam-se muito, desfrutem porque este é um clube brutal”, assinalou.

A torcer por uma boa campanha dos sub-14, Bruno Varela sublinhou que representar um clube com a dimensão do Vitória não está ao alcance de qualquer um. “Aproveitem e desfrutem desta oportunidade porque estão num grande clube. Façam tudo para alcançar o patamar sénior, respeitem muito o que vos dizem os treinadores e sejam muito felizes, mas nunca se esqueçam de que a escola é superimportante”, referiu. Por causa dos treinos, dos estágios e das concentrações nas seleções que lhe roubavam tempo, o guardião teve de “dar prioridade ao futebol”, mas a escola não ficou para trás. “Quando terminar a carreira, retomarei os estudos”, garantiu. 

A comitiva dos sub-14, liderada pelo técnico Gil Miranda, foi recebida no auditório da Academia por Nuno Leite, vice-presidente do Vitória, e por Rui Borges, o director geral para a formação do clube.

Marcações: Vitória SC

Imprimir Email