Grande Prémio do Minho começa em Guimarães


A edição do Grande Prémio do Minho deste ano vai decorrer de 21 a 23 de Julho, com 162 ciclistas de 11 nacionalidades. No total participam 27 equipas, das quais 14 portuguesas, 12 de Espanha e uma de França. A competição decorrerá ao longo de 304 quilómetros, atravessando os concelhos de Guimarães, Fafe, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Vila Nova de Famalicão, Ponte de Lima e Viana do Castelo. O pelotão incluirá ciclistas de França, Espanha, Inglaterra, Brasil, Argentina, Roménia, Áustria, Irlanda, Alemanha, Costa Rica e Portugal.

A primeira etapa, na sexta-feira, começa e acaba na freguesia de Azurém, em Guimarães, e percorrerá uma extensão de 106 quilómetros. A segunda, no sábado, tem a meta de partida e chegada instalada em Oliveira Santa Maria, no concelho de Famalicão, e compreende 108 quilómetros. A terceira, no domingo, começa e termina em Viana do Castelo, abrangendo um percurso de 90 quilómetros.

"Arrancamos de hoje a oito dias, mas a edição de 2024 já está a ser preparada, até porque teremos de novo uma etapa em Viana do Castelo", referiu o presidente da Associação de Ciclismo do Minho, o vimaranense Joaquim Mendes, que adiantou que a prova deste ano compreende sete metas volantes e seis de montanha e incluirá cinco classificações (camisolas de liderança).

Já o vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, o também vimaranense José Luis Ribeiro, louvou "a congregação de esforços" e assinalou que "todos sem excepção estão de parabéns, por conseguirem manter viva a esperança e pelo contributo para que Portugal tenha mais e melhor ciclismo". "O Grande Prémio do Minho é um importante património da região minhota, que entre outros factores traduz um notável meio de promoção do desporto", acrescentou.

Imprimir Email