Vitória sagrou-se campeão da 2ª Divisão nacional de xadrez



O Vitória sagrou-se campeão da 2ª Divisão nacional de xadrez, ao bater os concorrentes na Fase Final do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, que teve lugar em São João da Madeira.

A prova reuniu as três equipas que haviam vencido as três séries e que, além de terem garantido o acesso à 1ª Divisão, tiveram direito de discutir o título nacional do segundo escalão. O Vitória fez valer a qualidade do conjunto apresentado nos dois encontros efextuados e sagrou-se campeão.

Os vitorianos venceram o AFOX/AC Sismaria na primeira ronda, por 2,5-1,5, e selaram um campeonato sem falhas na terceira jornada, frente à ADRC Mata de Benfica, que bateram pela diferença máxima (4-0).

O Vitória contou com o concurso do mestre internacional e campeão nacional André Sousa, do grande mestre espanhol David Lariño, do jovem mestre FIDE Pedro Gil Silva e do experiente mestre nacional Paulo Pinho, No duelo com a AFOX, André Sousa empatou frente ao mestre FIDE Pedro Rego, David Lariño e Paulo Pinho venceram, respetivamente Miguel Silva (mestre nacional) e David Cadeirinhas, tendo o mestre FIDE António Vasques obtido o único triunfo dos leirienses, perante Pedro Gil Silva. Na segunda ronda, a AFOX venceu a ADRC Mata de Benfica, por 3,5-0,5, e ficou à espera de um deslize do Vitória na terceira jornada, também com a Mata de Benfica. Tal não sucedeu e os vitorianos abrilhantaram o título conquistado com o tal triunfo pela diferença máxima.

As três equipas envolvidas nesta fase final de São João da Madeira vão jogar o campeonato da 1ª Divisão na próxima época, ocupando os lugares de CA Tèssera, CCD Corvos do Lis e Ferroviários do Barreiro, despromovidos da 1ª para a 2ª Divisão.


Marcações: Vitória Sport Clube, Xadrez

Imprimir Email