Ambições distintas no regresso do Campeonato de Portugal


O Campeonato de Portugal regressa no próximo fim-de-semana, quebrando um interregno prolongado que para a maioria das equipas é sempre indesejável. A 2ª volta (14ª jornada) inicia-se com as quatro equipas vimaranenses posicionadas de forma distinta. A melhor de todas, o Pevidém, em situação privilegiada para atacar a subida de divisão e consequente regresso desejado à Liga 3. As restantes em posições mais modestas, sendo que para Sandinenses e Brito o fundamental é mesmo assegurar a manutenção. O Vitória B é um assunto diferente.


Na série A, um Pevidém imbatível, que em 13 jogos disputados venceu seis e empatou sete (!), está no 2º lugar apenas a dois pontos do líder Camacha, que derrotou na Madeira na última jornada de 2023.. Um sinal prometedor da equipa de André Brito, ainda que o treinador já tenha alertado para a dificuldade que cada jogo encerra. O próximo, por exemplo, é no Estádio do Passal diante do Ribeirão. Os famalicenses ocupam a antepenúltima posição, com 13 pontos, pelo que necessitam urgentemente de pontuar para deixar essas posições incómodas. O Pevidém pretende, por seu turno, manter a fase positiva e aproveitar um eventual deslize do Camacha no dérbi com o Marítimo B.

O Sandinenses vai estrear, na próxima jornada, um novo treinador. Ricardo Martins saiu, de forma surpreendente, do comando técnico da equipa de Sande S. Martinho para regressar ao Berço e Júnior Santos, que era seu adjunto, vai agora comandar o Sandinenses rumo à manutenção. A estreia também promete dificuldades, ou não acontecesse no mítico Estádio Abel Alves Figueiredo, em Santo Tirso, diante de um Tirsense que no início da temporada assumiu a candidatura à subida de divisão. O Sandinenses é 5º com 18 pontos, menos um que os jesuítas que ocupam a posição imediatamente acima.

O Brito, que tem recuperado nas últimas semanas, em comparação com o percurso que já havia feito na temporada passada, tem mais uma oportunidade de somar pontos na recepção ao Mirandela. Até porque a equipa de André Anastácio defrontará um adversário com o mesmo número de pontos (15).

Depois da antecipação do Portosantense-Vilar de Perdiz, que terminou empatado a dois golos, a jornada completa-se no domingo. Todos os jogos estão marcados para as 15 horas: Brito-Mirandela, Marítimo B-Camacha, Ribeirão-Pevidém, Tirsense-Sandinenses, Montalegre-Dumiense, Os Limianos-Vila Real.

Na série B, o Vitória B não tem tido tarefa fácil no sentido de lutar pelos lugares que dão acesso à promoção e até já está relativamente distante destes ao cabo da 1ª volta. Depois da prometedora goleada aplicada ao Beira-Mar (5-1) a 1 de Novembro, a equipa de Tozé Mendes não mais ganhou e descolou dos dois primeiros. Empatou sucessivamente com Oliveira do Douro (0-0), Gondomar (1-1), Marco 09 (1-1), Florgrade (1-1) e saiu derrotado da última jornada em Paredes (1-2). Os vitorianos ocupam a modesta 8ª posição com 17 pontos, a oito do São João de Vêr que é 2º e a 14 do Amarante que é líder destacado. O próximo jogo é importante no sentido de aferir se ainda pode ter aspirações a chegar-se à frente, uma vez que visita precisamente o S. João de Vêr, adversário com quem perdeu em Guimarães (0-2). Os jogos da 14ª jornada, a disputar no domingo (15h) são os seguintes: Amarante-Marco 09, São João de Vêr-Vitória B, Valadares Gaia-Oliveira Douro, Gondomar-Lamelas, Florgrade-Vila Meã, Beira-Mar-Salgueiros, Rebordosa-Paredes.


Marcações: Vitória B, Campeonato de Portugal, Pevidém Sport Clube, Sandinenses, Brito SC

Imprimir Email