Câmara de Guimarães promoveu protocolo para criação de um HUB de saúde

O Município de Guimarães assinou um protocolo com diversas entidades tendo em vista a criação de um HUB de Saúde. O referido protocolo foi assinado durante a nona edição do Conselho Consultivo para o Investimento e Emprego.

Pedro Cunha, presidente da Unidade Local de Saúde do Alto Ave, apresentou as ideias subjacentes ao denominado Protocolo de Colaboração para o Desenvolvimento da Saúde, Tecnologias da Saúde, Investigação Clínica e Translação, resumindo os objectivos do trabalho que se pretende implementar com a ULS: promover momentos de transição que conduzam à inovação no Serviço Nacional de Saúde; impulsionar a mudança societária; criar condições para a excelência dos serviços de saúde; desenvolver a investigação e o desenvolvimento e garantir a classificação da ULS como Universitária.
São objectivos do protocolo a Translação do Conhecimento, a Transformação Digital das instituições e o desenvolvimento sustentado do tecido empresarial assente em soluções de I&D racionais. Ainda o desenvolvimento de iniciativas de conhecimento estruturado da população e das suas necessidades, bem como das instituições e das suas carências funcionais, através da utilização de estratégias de análise de Big Data e da aplicação de estratégias de inteligência artificial, que permitirão uma melhoria contínua dos serviços prestados ao cidadão e uma adequação da oferta de produtos e de estratégias de saúde pública.

O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, enfatizou a importância da criação de um HUB de saúde, capaz de aproveitar a investigação existente nos centros de saber, nomeadamente no I3Bs, sediado no Avepark, para a diversificação e robustecimento da economia vimaranense.
Assinaram o protocolo as seguintes entidades: Município de Guimarães, Unidade Local de Saúde do Alto Ave, Universidade do Minho, Expertissues - European Institute of Excellence on Tissue Engineering and Regenerative Medicine, A4TEC - Association for the Advancement of Tissue Engineering and Cell based Technologies & Therapies, PtCRIN - Rede Portuguesa de Infraestruturas de Investigação Clínica, Hydrumedical, Stemmatters, Biotecnologia e Medicina Regenerativa, S.A., José Júlio Jordão, Lda, Mundifios, S.A., AMF Safety Shoes, Lda, Lameirinho, Indústria Têxtil, S.A., José Neves & CIA. Lda, Sebastião & Martins, S.A., Têxteis J.F. Almeida, S.A., Vizelpas, Flexible films S.A., Soguima, S.A., J.O.M. Lda, Kyaia – Fortunato O. Frederico & Cª., Lda, Lasa - Armando da Silva Antunes, Petrotec - Inovação e Indústria, S.A.
A reunião do Conselho Consultivo que decorreu ontem, no Centro Cultural Vila Flor, contou com a presença de vários empresários, académicos, e responsáveis de centros de investigação e desenvolvimento.
Domingos Bragança salientou a importância da reunião para fortalecer a colaboração entre as empresas vimaranenses e os centros de investigação e desenvolvimento do território, sobretudo os que resultam do trabalho que a Escola de Engenharia da UMinho tem vindo a desenvolver em Guimarães.


Marcações: Saúde, Conselho Consultivo, hub

Imprimir Email