Guimarães viu abrir 51 empresas em Fevereiro

Guimarães viu abrir portas 51 empresas durante o mês de Fevereiro, o que representa menos duas (-3,8%) face ao período homólogo de 2023, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). Entretanto, ainda segundo o INE, o número de encerramentos de empresas assinalou uma descida, passando das 19 registadas em igual período de 2022 para 13 no ano de 2023 (-31,6%). 

Contabilizando as empresas criadas e as dissolvidas no ano de 2023, o INE conclui ter havido um saldo positivo de 38 em Fevereiro. Números que ficam bem acima dos registados em 2023, quando assinalou um saldo de 30 empresas. 

Nos primeiros dois meses, criaram-se em Guimarães cerca de 123 novas empresas e encerraram 55. 

Os indicadores estatísticos revelam que o comércio lidera a lista de novas empresas concelhias no corrente ano. Os investimentos em actividades ligadas ao comércio (grosso e a retalho) e à indústria transformadora são responsáveis pela constituição de 23 entidades, ou seja, 33,3% das pessoas colectivas criadas no último mês.

Por outro lado, a indústria transformadora também é o sector mais fustigado pelos encerramentos, com 15 empresas dissolvidas nos primeiros dois meses.

Marcações: empresas

Imprimir Email