Guimarães fora da primeira fase da reorganização escolar

O Ministério da Educação e Ciência divulgou, hoje, a lista das 115 novas unidades orgânicas que vão resultar do processo de agregação entre secundárias e agrupamentos de escolas que o governo pretende implementar no próximo ano lectivo. Na lista ainda não constam os estabelecimentos de ensino de Guimarães. De acordo com um comunicado do gabinete do ministro Nuno Crato, a lista agora divulgada refere-se à primeira fase e resulta de um "amplo consenso" em que "a maioria dos intervenientes manifestou o seu acordo". "Muito em breve", a tutela pretende apresentar uma segunda fase de modo a assegurar uma preparação "atempada e tranquila" do ano lectivo 2012 e 2013.
Neste momento, no concelho de Guimarães, o processo de reorganização da rede escolar ainda não está concluído, uma vez que ainda nem todos os Conselhos Gerais das escolas emitiram o seu parecer. Ao que conseguimos apurar, este processo de auscultação deverá terminar no final da próxima semana.
No distrito de Braga, escolas de concelhos como Vila Nova de Famalicão, Barcelos e Fafe já integram esta primeira fase da agregação de estabelecimentos de ensino.
O Governo quer que o processo esteja concluído antes do início do ano lectivo de 2013/2014. O ministério justifica esta reorganização com o reforço do projecto educativo e da qualidade educativa das escolas, mas o processo tem também motivações económicas.
O Orçamento de Estado para 2012 prevê uma poupança de 54 milhões de euros com o reordenamento da rede escolar.

Marcações: Educação

Imprimir Email