Teatro Jordão recebe as finais do I Torneio de Retórica

Decorrem hoje e amanhã as quatro finais do I Torneio de Retórica de Guimarães. Trata-se de um projecto que nasceu da Escola Secundária Francisco de Holanda e da ASMAV (Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense), que tem como objectivo a participação de forma cívica, racional e crítica, na discussão, retórica e argumentação de temas, promovendo-se, assim, o exercício do diálogo e da tolerância, num desenvolvimento e prática da cidadania.

Volvidos 60 debates entre os alunos e turmas das escolas de Guimarães, envolvendo 56 turmas e uma mobilização de 1 350 alunos, começam as finais para apurar os vencedores de escola/agrupamento. 

Duas equipas das Escolas Secundárias de Caldas das Taipas, Francisco de Holanda, Martins Sarmento e Santos Simões encontram-se no Teatro Jordão para levar o troféu para casa. 

Em debate estão temas como «Sim ou não ao serviço militar obrigatório, em Portugal, para todos os jovens com 18 anos?», «Sim ou não à produção de energia nuclear para fins pacíficos», «Sim ou não aos quadros de mérito?» e «Sim ou não à criação dos Estados Unidos da Europa à semelhança dos EUA?».

Marcações: escolas, I Torneio de Retórica, debates

Imprimir Email