Ecovia do Selho: Operação de limpeza em Fermentões



A Junta de Freguesia de Fermentões deu início esta semana a uma operação de limpeza no Rio Selho e Parque de Lazer de Roldes, no âmbito do projecto da ecovia do Selho. Entre os trabalhos a efectuar, estão as acções de limpeza e desobstrução de vegetação na linha de água, como uma das medidas de conservação e reabilitação da rede hidrográfica e zona ribeirinha do Selho.

A intervenção em curso, que resulta de uma parceria estabelecida com o Laboratório da Paisagem, constitui uma operação de preservação, recuperação e valorização das galerias ripícolas do rio Selho, tendo em vista a promoção da conservação da natureza e da biodiversidade, bem como a preservação do património natural e paisagístico de Fermentões.
Nesta primeira fase, a intervenção está a decorrer nas margens do troço do rio, junto ao Parque de Lazer de Roldes. Entre outros aspectos, esta operação é fundamental para promover a fruição pública da zona ribeirinha, com destaque para as galerias ripícolas, que surgem como autênticos corredores ecológicos que funcionam como refúgios da fauna, facilitando a mobilidade e abrigo a numerosas espécies.

Quando preservadas, as galerias ripícolas são também importantes barreiras que dificultam a propagação de incêndios. A acção tem também como objectivo a valorização do património ambiental de Fermentões, podendo constituir-se como “mais uma rampa de lançamento ao nível da projeção turística num concelho como Guimarães, com forte aptidão para o turismo ligado à natureza”, como refere António Vilela, Presidente da Junta de Freguesia de Fermentões.


Marcações: Fermentões, Ecovia do Selho

Imprimir Email