Comemorações do Dia Um de Portugal: Mural evoca Batalha de São Mamede, cutelarias e agricultura de Creixomil

O mural evocativo da Batalha de São Mamede, em Creixomil, foi inaugurado com uma evocação ao momento fundador da nacionalidade portuguesa.

A obra de arte urbana de autoria de Nelson Xize preenche uma parte da parede do viaduto da Circular Urbana existente nas imediações do Hospital da Senhora da Oliveira.

Durante a cerimónia, o Presidente da Câmara defendeu que "o trabalho criativo tem de continuar", num discurso em que fez alusão à importância da arte em espaço público espalhar-se por todas as freguesias do concelho de Guimarães, "para que os vimaranenses questionem e conheçam os motivos que fazem deste território o berço de Portugal".

Domingos Bragança considerou que é "preciso um filme épico" que retrate a fundação de Portugal, com a referência à "primeira tarde portuguesa vivida após a Batalha de São Mamede".

O Presidente da Junta de Creixomil realçou o apoio concedido pelo Município à projecto apresentado pela freguesia. "É uma honra o que está retratado no mural, mas também este momento festivo, a valorização deste momento, o enquadramento no programa do 24 de Junho. É quase uma descentralização da Feira Afonsina para Creixomil que, se calhar, faz sentido", expressou António Gonçalves, merecendo o aplauso e o sorriso das muitas pessoas que participaram na cerimónia.

O autor da obra de arte urbana revelou que o mural retrata o imaginário da freguesia, com a alusão à Batalha de São Mamede, da indústria da cutelaria e a agricultura. "Tentei fazer uma compilação, jogando com o antigo e a modernidade. Para saber para onde vamos, também temos de saber de onde vimos", afirmou Nelson Xize, na cerimónia que contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal, José João Torrinha, vereadores e eleitos de Creixomil e representantes de diversas cidades geminadas com Guimarães.

Marcações: Batalha de São Mamede

Imprimir Email