Ronfe quer soluções para melhorar oferta de transporte colectivo

A oferta do serviço de transporte colectivo na vila de Ronfe não é suficiente para as necessidades da população. A Guimabus assegura o transporte escolar e a linha da Ave Mobilidade percorre a EN 206.

Em tempo de férias escolares, o transporte sofre uma redução e acumulam-se as queixas dos moradores que dizem não ter alternativa ao transporte em viatura própria.

Contactada pelo Grupo Santiago, a Presidente da Junta de Freguesia de Ronfe confirmou a preocupação existente na vila. Adelaide Silva afirmou que estão a decorrer contactos com a Guimabus e com a Câmara Municipal de Guimarães no sentido de encontrar soluções, estando marcado para esta semana uma reunião conjunta entre as diferentes entidades.

"Faço voz da preocupação dos moradores junto da Câmara e da Guimabus. Os autocarros da Guimabus só chegam a Ronfe para o transporte escolar e durante esse período as pessoas podem usar esse serviço que vaio passando em algumas artérias da vila", reconheceu a Autarca, ao realçar que aquele território do concelho tem uma linha assegurada pela Ave Mobilidade, servindo a EN 206, bem como a linha Braga - Pevidém "que passa também em Ronfe, da Cávado Mobilidade".

"São situações que vão condicionando o transporte em Ronfe", apontou, esperando que seja possível encontar uma solução que permita "responder às necessidades da população e servir mais convenientemente a vila".

"As pessoas precisam de respostas para as ligações mais internas e até Guimarães por vias que não sejam apenas a EN 206. Porque para quem mora a três ou quatro quilómetros da Estrada Nacional - e temos em grandes aglomerados populacionais que distam a 3 e 4 km da EN 206 - "é complicado aceder a um transporte porque tem de fazer um longo percurso a pé. Precisamos de encontrar estas soluções porque o transporte escolar passa em algumas destas artérias mais internas e precisamos de garantir a continuidade dessa mobilidade nomeadamente a Pevidém quer por Gondar, quer na zona Brito-Ronfe, na zona industrial de Pevidém. Temos pessoas que trabalham e têm imensas dificuldades em se deslocar, não têm alternativa a não ser o transporte próprio", alertou.

Contactada pelo Grupo Santiago, a Guimabus fez saber que já entregou à Câmara de Guimarães uma proposta para assegurar o reforço do transporte no sector de Ronfe.

O Município também foi questionado, mas até ao momento não obtivemos a sua resposta. 

Imprimir Email