Junta de Sande São Martinho requalifica espaço associado à lenda dos "Quatro Irmãos"

A Junta de Freguesia de Sande São Martinho está empenhada na requalificação integral do conjunto patrimonial existente no Lugar dos Quatro Irmãos, notável "ex-libris" daquela comunidade.

Em declarações ao Grupo Santiago, o Autarca Miguel Bessa Moreira destaca que a intervenção resulta de "um trabalho conjunto da Junta de Freguesia, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e com a equipa de arqueologia da Sociedade Martins Sarmento", no sentido de devolver a dignidade à fonte e ao túmulo dos "Quatro Irmãos", ao qual está associada uma lenda inquietante.

"Procedeu-se a requalificação do pavimento, mantendo a tradicional calçada portuguesa, procedeu-se à limpeza da poça e da fonte ligada à mina", explicou o Presidente da Junta, realçando a colaboração e sensibilidade dos dos proprietários dado que o monumento encontra-se em "propriedade privada". "É um conjunto patrimonial que se destaca na freguesia, inclusivé o túmulo dos "Quatro Irmãos" faz parte do nosso brasão", salientou, indicando que, reza a lenda, em tempos idos quatro irmãos daquele freguesia se terão enamorado pela mesma rapariga, envolvendo-se numa disputa fratricida, acabando por morrer os quatro. A tradição oral transmitida de geração em geração tem preservado essa memória associada aquele lugar, situado junto do Caminho Real que outrora ligava Guimarães a Braga, onde existe também um oratório.

Depois da recuperação desta intervenção iniciativa, a Junta de Freguesia está a zelar pelo restauro da pintura "das alminhas" que voltará ao local original. "Vamos fazer a limpeza do valado, num trabalho de parceria com a Sociedade Martins Sarmento para saber se conseguiremos descobrir novos vestígios arqueológicos relacionados com aquele conjunto", observa o Autarca, ao salientar que o trajecto do Caminho Real "integra o itinerário jacobeu", sendo percorrido pelos peregrinos do Caminho de Torres e do Caminho de São Rosendo. "O monumento aos Quatro Irmãos está agora valorizado e digno de ser registado pelos peregrinos e visitantes da freguesia", indicou.

 

Marcações: Junta de Freguesia de Sande São Martinho

Imprimir Email