Vimaranenses em rede de contrabando de tabaco

A Brigada Fiscal da GNR desmantelou uma organização internacional que se dedicava à pratica de contrabando e comercialização de tabaco em diferentes países da Europa, incluindo Portugal. Entre os detidos há pessoas de Guimarães. Em comunicado, aquela força de segurança diz ter procedido a oito detenções na sequência de 81 buscas, 53 em domicílios e 28 em instalações de sociedades de transportes rodoviários de mercadorias, em escritórios de transitários e em locais de armazenagem de tabaco em território nacional.
Entre os detidos há pessoas de Guimarães, entre elas o antigo dirigente do Vitória, Dinis Monteiro.
Os detidos são acusados da prática dos crimes de associação criminosa, contrabando qualificado, introdução fraudulenta no consumo, fraude fiscal e contrafacção de valores selados e apreendida diversa documentação relevante para a produção de prova, mercadorias, viaturas, armas e objectos.
Na operação foram apreendidas 130 caixas de tabaco provenientes da China com um milhão e 300 mil cigarros, 12 viaturas utilizadas na actividade criminosa; cerca de cinco mil peças de vestuário contrafeito avaliadas em cerca de 169 mil e 800, quatro armas, diversos telemóveis e objectos em ouro.
Em simultâneo e numa acção coordenada, as autoridades inglesas detiveram quatro indivíduos suspeitos de ligação a esta rede.
Os detidos já foram presentes a Tribuna. Seis vão ficar a aguardar julgamento em prisão preventiva, entre eles Dinis Monteiro, e dois em prisão domiciliária, com obrigação de permanência na residência.

Marcações: Judicial

Imprimir Email