Pimenta Machado a seis dias do julgamento

Faltam seis dias para o início do julgamento de Pimenta Machado. O ex-presidente do Vitória vai responder pelos crimes de peculato e falsificação de documentos, juntamente com o antigo presidente do Benfica, Vale e Azevedo. O ex-presidente do Vitória começa a ser julgado quinta-feira na 2ª Vara de Competência Mista de Guimarães. Pimenta Machado é acusado dos crimes de peculato e falsificação de documentos.
O Ministério Público entende que Pimenta Machado se terá apropriado de 26 mil euros (52.187 contos) da transferência dos dois atletas para o Sporting, o que este nega, embora admita desconhecer como é que as verbas foram contabilizadas no clube.
No caso da transferência de Fernando Meira, que remonta a 2000 e foi feita pela soma de 936.000 contos (cerca de 4,668 milhões de euros), o despacho de pronúncia indica que Pimenta Machado se apropriou de 450 mil euros (90 mil contos), através da "off-shore" Sportmedia, de que era proprietário.
Na fase de instrução, o ex-dirigente vitoriano referiu que tal verba visava ressarci-lo de um empréstimo confidencial que fizera, em nome próprio, junto do Banco Espírito Santo para adquirir os jogadores Preto, Evando e Ruben e pelos quais pagara 900 mil reais (514.659 euros).
No caso da compra dos jogadores Alexandre e Riva, a acusação diz que Pimenta Machado empolou deliberadamente os respectivos custos, tendo ficado com 82 mil euros.
O presidente do Valeridoce disse à Polícia Judiciária (PJ) que os jogadores custaram 85.878 contos, mas a contabilidade do clube inscreveu como custo a verba de 102.293 contos.
Posteriormente, ouvido no Brasil, disse que não se recordava dos valores exactos.
Por seu turno, Vale e Azevedo - através do advogado Pedro Alhinho - nega ter tido qualquer proveito na compra de Fernando Meira e diz que não praticou qualquer crime de falsificação de documentos ao apresentar como fiadora no negócio a escritura e o aumento de capital da sociedade de que era co-proprietário, de nome HST.
O ex-presidente do Vitória está acusado de quatro crimes de peculato e dois de falsificação de documentos, enquanto o ex- dirigente do Benfica responde por um crime de peculato e dois de falsificação de documentos.
Para o primeiro dia do julgamento, o juiz-presidente da 2ª Vara Mista solicitou a comparência de Pimenta Machado e Vale e Azevedo e das primeiras oito testemunhas arroladas pelo Ministério Público.
O julgamento tem mais seis sessões agendadas, para os dias 11, 14, 15, 16, 17 e 18 de Maio, durante todo o dia.
Se o julgamento terminar naquela data, a leitura do acórdão deve ser marcada para meados de Junho.

Marcações: Judicial

Imprimir Email