Pimenta Machado condenado a 4 anos e 3 meses de prisão, com pena suspensa

Pimenta Machado foi esta manhã condenado a quatro anos e três meses de prisão, com pena suspensa pelo mesmo período, por terem sido provados pelo Tribunal das Varas Mistas de Guimarães dois crimes de peculato e um de falsificação de documentos de que era acusado o ex-presidente do Vitória. Pelos crimes de peculato, Pimenta Machado foi condenado por se ter apropriado da verba de 171 mil euros relativa às transferências de Pedro Barbosa e Pedro Martins para o Sporting; provando-se ainda a apropriação de 38 mil euros no conjunto de três situação distintas: a venda de Fernando Meira ao Benfica, a compra dos passes de Preto, Evando e Ruben e o posterior empréstimo de Preto. Pimenta Machado foi ainda condenado pelo crime de falsificação de um documento com o qual o antigo Presidente do Vitória alegou a intermediação, que agora ficou provada ser falsa, no negócio de Fernando Meira para o Benfica.
Deste modo e em cúmulo jurídico, o Tribunal condenou o ex-presidente ao pagamento, ao Vitória, no prazo de um ano, de 210 mil euros, que é o valor da apropriação indevida provada, valor acrescido de juros.
Recorde-se que Pimenta Machado estava acusado de quatro crimes de peculato e dois de falsificação de documentos, enquanto que o ex-dirigente do Benfica, Vale e Azevedo respondia por dois crimes de falsificação de documentos. O ex-presidente do Benfica acabou por ser absolvido.
A defesa de Pimenta Machado anunciou que vai recorrer da pena.

Marcações: Judicial

Imprimir Email